Transferência de Calor
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Fluidos e Calor |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos, Competências e Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Compreender os mecanismos e os modos (Condução, Convecção e Radiação) de Transferência de Calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos e da sua expressão matemática mais do que a criação de quaisquer automatismos.
Competências: Ser capaz de efetuar análise qualitativa mas também quantitativa para situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de dimensionamento. Num e noutro casos recorrer ao apoio de sistemas de simulação e cálculo.
Resultados da Aprendizagem: Valorizar a perspetiva desta disciplina como instrumento de abordagem aos processos de conversão energética e oportunidades de uso ambientalmente relevante da energia-calor, nomeadamente, através da eficiência energética.
Programa
Programa
1- Introdução aos Mecanismos de Transferência de Calor - 2 aulas para posicionamento da disciplina de TC no contexto da utilização da energia calor fazendo o contraponto da sua abordagem ao nível dos processos, com a Termodinâmica, que se baseia em balanços entre estados 'finais'.
2- Condução (Equação de Fourier, Condução estacionária, Alhetas, Condução monodimensional transiente). 4 aulas de conceitos, equações fundamentais e casos típicos da sua aplicação em torno das alhetas e uma curta imersão nos fenómenos transitórios da condução.
3- Convecção (Equação da Energia, Escoamentos Internos e Externos; Convecção Natural. Convecção com Mudança de Fase); 9 aulas em torno das equações fundamentais da convecção com uma abordagem das correlações semi-empíricas para os diversos tipos de escoamento em convecção forçada com alguma detalhe na convecção natural e algum, menor, na transferência de calor com mudança de fase: condensação e na ebulição.
4- Transferência de Calor por Radiação. 6 aulas sobre os fenómenos, as propriedades dos materiais e os métodos de calculo elementares associados à emissão e à absorção e aos balanços e trocas por radiação.
5- Permutadores de Calor. 4 aulas com a definição dos tipos de processo de permuta de calor e uma caracterização de objetivos e potencialidades de diversas tipologias e configurações de permutadores e uma abordagem consentânea com disciplina à problemática do dimensionamento.
6. Transferência de Massa.1 aulasde iniciação muito apoiada na semelhança dos transportes de energia e de massa (lei de Fourier versus Lei de Fick) e das respetivas equações gerais, com particular interesse na vertente ambiental (secagem, humidificação, etc.).
Bibliografia Obrigatória
Incropera, F. and Witt, D. de; Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A., 2003
Enunciados de Exercícios para apoio às aulas Práticas
Bibliografia Complementar
Çengel, Yunus A.; Heat Transfer - A Practical Approach, McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2
Holman, J.P.; Heat Transfer, McGraw-Hill, 1998. ISBN: 0-07-114320-3
Ozisik, N.; Basic Heat Transfer, McGraw-Hill
Observações Bibliográficas
Responsável: Professor Eduardo de Oliveira Fernandes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina assenta em 2 aulas teóricas semanais de 1 hora de natureza expositiva/interactiva, acrescida de 1 aula prática semanal de 2 horas para discussão e validação da resolução de problemas típicos) com o apoio tutorial inerente em função do interesse dos alunos.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
Testes e Exame |
Exame |
6,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Participação em aulas Teórico-Práticas |
Frequência das aulas |
24 |
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Estudo individual durante período letivo |
Estudo autónomo |
65 |
|
Estudo de preparação para Exame |
Estudo autónomo |
41 |
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|
Total: |
130,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas previsto nas normas gerais de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no exame final ajustada com a informação da avaliação distribuída, da seguinte forma:
NF= Maximo [ (0,125*NT1+0.125*NT2+0.75*EFEN) ; EFER ], onde:
NF: Nota final;
NT1: Nota do 1º teste;
NT2: Nota do 2º teste;
EFEN: Nota do exame final da Época Normal
EFER: Nota do exame final da Época de Recurso
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame escrito de 2 horas na época especial destinada a estes alunos.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida de acordo com as regras gerais em vigor (melhoria em época de recurso).
Observações
A avaliação distribuída consiste em 2 Testes Moodle (combinando exercícios práticos e perguntas teóricas). O recurso deste elemento de avaliação é assegurado pelo exame de recurso.