Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0040

Estratégia e Competitividade Empresarial

Código: EIG0040     Sigla: ECE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Comportamento Organizacional e Recursos Humanos
OFICIAL Marketing e Estratégia
OFICIAL Economia e Finanças

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 51 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 7 56 187

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de competências para analisar e delinear a estratégia de uma organização.

Programa

1 Introdução e objectivos (APG)

2 Conceitos Base (APG)
a. A empresa
b. Estratégia, Gestão estratégica, Competitividade, etc.

3 Strategy formulation (APG)
a. As escolas de pensamento estratégico/Strategy Safari
b. Positioning model vs. resource based model

4 Business level strategy:
a. Revisão dos Conceitos fundamentais e das Ferramentas de análise (APG)
b. Revisão das estratégias tipo (custo, diferenciação, foco) e cadeia de valor (APG)
c. “Desarticulação da cadeia de valor” (CMS)
d. MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)

5 Criação de valor / EVA (JRS)

6 Corporate level strategy
a. Conceitos fundamentais (APG)
b. Diversificação/Portfolio Management (JRS)
c. Integração Vertical e Outsourcing Estratégico (APG)
d. Aquisições (CMS)
e. Internacionalização (MPS ?)
f. Estratégia colaborativa (AM ?)

7 Strategy implementation/execution
a. Conceitos fundamentais (APG)
b. Balanced ScoreCard: os exemplos Mobil NM&R e Epoli (JRS)
c. “Liderar a Mudança” (CMS)
d. “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na acção” (CMS)

Bibliografia Obrigatória

Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2

Bibliografia Complementar

Thompson, Jr., Arthur A.; Crafting and Executing Strategy. ISBN: 978-0-07-110756-3
Grant, Robert M.; Contemporary strategy analysis. ISBN: 0-631-23136-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas para dotar os alunos com a base conceptual, teórica e metodológica necessária para a discussão de casos reais em aulas teórico-práticas. Ao longo do semestre os alunos preparam e apresentam um caso de análise estratégica com base numa empresa real.
Durante o semestre há também um conjunto de palestras convidadas de gestores de reconhecido mérito, cuja frequência é obrigatória.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

DC: Discussão de pequenos casos
AE: Apresentação da empresa
ARI: Apresentação e relatório intermédio
ARF: Apresentação e relatório final
E: Exame

Fórmula de cálculo da classificação final

NF=0,1*DC+0,05*AE+0,1*ARI+0,25*ARF+0,5*E
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 12:20:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias