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Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão

Código: EIG0038     Sigla: MQAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 15 Plano de estudos de transiçao para 2006/07 5 - 7 56 187

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os gestores de qualquer empresa – sector privado ou público, industrial ou serviços – têm que tomar decisões sobre como afectar os recursos da organização. Sendo parte da informação necessária para tomar estas decisões quantitativa/numérica, os gestores de hoje devem ser capazes de a valorizar, analisar e utilizar.
O objectivo da disciplina é o de, recorrendol à análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas de topo, dotar os estudantes de competências de análise e tratamento de dados para a preparação de decisões.

Programa

Análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas de topo nos seguintes tópicos:
 Comparison between Pull and Push?
 Mailing decisions in the Catalogue Sales Industry?
 Metaheuristics for scheduling job-shop manufacturing systems
 Airline seat inventory control
 Pricing in retailing
 Information Systems Quality
 Statistical process control

Bibliografia Obrigatória

Joseph F. Hair, Bill Black, Barry Babin, Rolph E. Anderson, Ronald L. Tatham; Multivariate Data Analysis (6th Edition), Prentice Hall; 6 edition (October 28, 2005), 2005. ISBN: 0130329290

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de apresentação e discussão de casos e aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores).
Recorrer-se-á a na primeira parte do semestre a uma vasta gama de artigos científicos clássicos e recentes. Cada grupo de dois alunos deverá analisar um artigo científico, apresentá-lo e produzirá um relatório. Em cada sessão serão apresentados dois artigos. Cada artigo será apresentado pelos dois alunos de cada grupo durante 45 minutos. Segue-se um período de arguição de 15 minutos, coordenado por um outro grupo de 2 alunos, após o qual o debate será aberto a todos os presentes durante 15 minutos adicionais. Tentar-se-á estimular uma aprendizagem activa através de uma discussão aberta.
Na segunda metade do semestre, grupos de 4 alunos terão que analisar um conjunto de dados com base em várias técnicas estatísticas e produzir um relatório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas de discussão de artigos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a média pesada da classificação obtida na análise do artigo (com peso 0.35), da arguição de um artigo (0.15), da intervenção nas aulas (0.10) e da classificação atribuída ao relatório do caso de estudo (com peso 0.40).
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