Organização e Gestão da Empresa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Marketing e Estratégia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir aos alunos uma visão integrada dos modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para implementar com sucesso uma dada estratégia. Desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interactuar com a envolvente e, com base na posição actual, como formular estratégias de competitivas e de desenvolvimento. É dada ênfase ao alinhamento das políticas de produção, "marketing" e logística, com os objectivos e estratégias das empresas.
Programa
INTRODUÇÃO A EMPRESA E A GESTÃO: Tipos e classificação das empresas. Os «stakeholders» da organização. Noções de mercado e de "marketing": Mercados e produtos, importância da Satisfação do Cliente, identificação de mercados a abordar, matriz produto-mercado, ciclo de vida do produto. O conceito de Gestão. O processo de Gestão: planeamento, organização, liderança e controlo. Níveis de Gestão: Gestão estratégica vs. Gestão Funcional.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO: Teorias clássicas; a Escola das relações humanas; Abordagem sistémica; Abordagem socio-técnica; Abordagem contingencial; Contribuições asiáticas; A «learning organization». O gestor: Os papéis do gestor. Capacidades do Gestor.
PLANEAMENTO: O planeamento no processo de Gestão. Planeamento estratégico e operacional. Planeamento Estratégico: Análise Estratégica do Negócio (Análise do meio envolvente, Atractividade da Indústria, Análise Interna, Análise Competitiva SWOT) e Formulação de Estratégias competitivas de negócio (diferenciação, segmentação, custo e valor). Formulação de Estratégias Funcionais. Processo de tomada de decisão em Gestão. Estabelecimento de objectivos e planos de acção. A natureza dos objectivos organizacionais. Gestão por objectivos.
ORGANIZAÇÃO: Elementos caracterizadores da estrutura organizacional: divisão de trabalho e sua coordenação. Métodos de integração vertical e horizontal. Tipos de estruturas organizacionais: estruturas funcionais, divisionais, mistas, matriciais e em rede. Configurações organizacionais de Mintzberg.
LIDERANÇA E OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DA GESTÃO: Motivação, comunicação, gestão de grupos e liderança. Características individuais. Percepção, atribuição, atitude e comportamento. Conceito de motivação. Teorias da motivação. Comunicação: natureza da comunicação e o seu papel gestão. Tipos de comunicação e canais de comunicação na organização. Liderança: o papel da liderança na gestão. Gestor vs. líder. Estilos de liderança. Abordagem contingencial da liderança. Fontes de poder. Poder vs. liderança. Gestão de conflitos. Cultura organizacional e gestão da mudança.
CONTROLO DE GESTÃO: O processo de controlo. Desenvolvimento de sistemas de controlo. Controlo orçamental. O Balanced Scorecard.
Bibliografia Obrigatória
Freire, A.; Estratégia: Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, Lisboa , 1997
Strategor; Strategor: Política Global da Empresa, Publicações Don Quixote, Lda, Lisboa, 2000
Vasconcelos, B.C.; Organização e Estratégia (textos didácticos), FEUP
Bartol, K. M. ; Management, Boston, McGraw-Hill, 1998
Bibliografia Complementar
Hitt, Michael A.;
Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2
Porter, Michael E.;
Competitive Advantage. ISBN: 0-02-925090-0
Porter, Michael E.;
Competitive strategy. ISBN: 0-02-925360-8
Drucker, Peter F.;
The practice of management
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição dos conceitos. Aulas práticas com discussão de "casos de empresas". Cada "caso" é apresentado e analisado por um grupo (3 a 5 alunos), sendo depois discutido sob a orientação do docente e com a participação dos restantes alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
64,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não ultrapassar nº permitido de faltas.
Apresentação e discussão de 2 casos de estudo.
Fórmula de cálculo da classificação final
(i) Apresentação e discussão de casos com peso de 30% na classificação final e
(ii) Exame escrito com peso de 70% na classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame escrito com peso de 100% na classificação final.
Melhoria de classificação
Só é considerada a possibilidade de melhoria da componente de exame final, na época definida para o efeito.