Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Marketing e Estratégia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.
Programa
Introdução e Conceito de Marketing. A importância da aplicação desse Conceito nas Estratégias Empresariais num mercado global mundial, europeu e português, em particular. As respectivas implicações na definição da Área de Negócio da Empresa e consequente direcção estratégica. Marketing versus Vendas, enfoques antagónicos ou complementares? Contexto do Marketing, o meio ambiente empresarial num Mercado Gobal. Definição de Mercado, Procura Primária e Selectiva. O Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra como suporte do Marketing Industrial: a identificação dos intervenientes, seu papel e motivações. A Pesquisa de Mercado: abordagem, metodologias e dificuldades. O Marketing de Serviços e respectivas especificidades. A escolha dos parametros de Segmentação e definição do Grupo Alvo. O Posicionamento e diferenciação, na base da construção de uma Estratégia de Marketing. Os recuros disponiveis e respectiva interacção – o Marketing Mix. Politicas de PRODUTO: ciclo de vida, gestão da carteira de produtos, modelo BCG e política de Marca e embalagem. Politicas de SERVIÇO: caracterização dos serviços e modelo SERVQUAL. Politicas de PREÇO: decisões sobre o preço, objectivos, limitações e elasticidade. Politicas de DISTRIBUIÇÃO: sua importância na estratégia, escolha dos canais e estruturação dos pontos de venda. Politicas de COMUNICAÇÃO: condicionantes, os “mass media”, as promoções e as relações públicas – “above de line” e “below de line”; o Plano de Comunicação e a Força de Vendas. A elaboração de um Plano de Marketing. A Globalização e o Marketing Internacional. O e-marketing
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa/tema à sua escolha, através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitada a montagem e a apresentação de um trabalho final onde desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para a Empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
O Marketing não se aprende mas sim apreende-se e, para isso, é preciso vivê-lo. Deste modo as apresentações dos trabalhos individuais, dos trabalhos de grupo e respectivas participações em aula, são condições importantes para a obtenção de Frequència.
Fórmula de cálculo da classificação final
Esforço individual (inclui os trabalhos individuais, a participação em aula e a apresentação do trabalho final)- entre 10 e 30%
Trabalho final (relatório)- entre 30 e 40%.
Exame final - entre 60 e 30%.
Obs: sempre que o número de alunos permitir um acompanhamento adequado, será dado mais relevo ao esforço individual em prejuízo do exame final.
Provas e trabalhos especiais
Espera-se que o trabalho final (relatório e apresentação) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas e/ou promova o empreendorismo no caso de novas ideias e/ou Empresas. A experiência passada tem demonstrado essa particularidade e a essa condição é dado especial relevo na avaliação do trabalho final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Apresentação de um trabalho individual e respectiva defesa(40%).
Exame final (60%).
Melhoria de classificação
Exame: Recurso
Trabalhos: Apresentação de trabalho individual como recurso excepcional à não obtenção de frequência.