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Marketing

Código: EIG0031     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing e Estratégia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 81 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.

Programa

Introdução e Conceito de Marketing. A importância da aplicação desse Conceito nas Estratégias Empresariais num mercado global mundial, europeu e português, em particular. As respectivas implicações na definição da Área de Negócio da Empresa e consequente direcção estratégica. Marketing versus Vendas, enfoques antagónicos ou complementares? Contexto do Marketing, o meio ambiente empresarial num Mercado Gobal. Definição de Mercado, Procura Primária e Selectiva. O Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra como suporte do Marketing Industrial: a identificação dos intervenientes, seu papel e motivações. A Pesquisa de Mercado: abordagem, metodologias e dificuldades. O Marketing de Serviços e respectivas especificidades. A escolha dos parametros de Segmentação e definição do Grupo Alvo. O Posicionamento e diferenciação, na base da construção de uma Estratégia de Marketing. Os recuros disponiveis e respectiva interacção – o Marketing Mix. Politicas de PRODUTO: ciclo de vida, gestão da carteira de produtos, modelo BCG e política de Marca e embalagem. Politicas de SERVIÇO: caracterização dos serviços e modelo SERVQUAL. Politicas de PREÇO: decisões sobre o preço, objectivos, limitações e elasticidade. Politicas de DISTRIBUIÇÃO: sua importância na estratégia, escolha dos canais e estruturação dos pontos de venda. Politicas de COMUNICAÇÃO: condicionantes, os “mass media”, as promoções e as relações públicas – “above de line” e “below de line”; o Plano de Comunicação e a Força de Vendas. A elaboração de um Plano de Marketing. A Globalização e o Marketing Internacional. O e-marketing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa/tema à sua escolha, através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitada a montagem e a apresentação de um trabalho final onde desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para a Empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

O Marketing não se aprende mas sim apreende-se e, para isso, é preciso vivê-lo. Deste modo as apresentações dos trabalhos individuais, dos trabalhos de grupo e respectivas participações em aula, são condições importantes para a obtenção de Frequència.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esforço individual (inclui os trabalhos individuais, a participação em aula e a apresentação do trabalho final)- entre 10 e 30%
Trabalho final (relatório)- entre 30 e 40%.
Exame final - entre 60 e 30%.
Obs: sempre que o número de alunos permitir um acompanhamento adequado, será dado mais relevo ao esforço individual em prejuízo do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Espera-se que o trabalho final (relatório e apresentação) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas e/ou promova o empreendorismo no caso de novas ideias e/ou Empresas. A experiência passada tem demonstrado essa particularidade e a essa condição é dado especial relevo na avaliação do trabalho final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de um trabalho individual e respectiva defesa(40%).
Exame final (60%).

Melhoria de classificação

Exame: Recurso
Trabalhos: Apresentação de trabalho individual como recurso excepcional à não obtenção de frequência.
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