Programação de Computadores II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras unidades curriculares de informática leccionadas ao longo do curso.
RESULTADOS ESPERADOS:
Os estudantes devem ser capazes de:
- Criar páginas HTML e programação em linguagens 'script';
- utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como folhas de cálculo com recurso a programação;
- desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA);
- construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação;
- implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic';
- desenvolver aplicações usando programação orientada a objectos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.
Programa
Utilização de ferramentas de produtividade pessoal: folha de cálculo - programação em VBA. Criação de páginas HTML: programação em Java e Visual Basic script (ASP e ASPX). Programação: Programação em ambiente de janelas. Programação orientada a objectos. Conceitos gerais. Os objectos em Visual Basic. Classes, propriedades, métodos e eventos. Estruturas de dados: Primitivas. Pilhas (stack). Recursividade. Listas ligadas (linked lists). Filas (queues). Métodos de ordenação (troca, selecção, inserção e junção).
Bibliografia Obrigatória
Hamilton, J. P.;
Object-oriented programming with Visual Basic.NET. ISBN: 0-596-00146-0
Duthie, G. Andrew;
Microsoft ASP.NET programming with Microsoft Visual BASIC.NET step by step. ISBN: 0-7356-1934-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação desta unidade curricular baseia-se nos seguintes tipos de actividades:
(i) Aulas teóricas para apresentação pelo docente dos assuntos e discussão teórica de exercícios, bem como indicação das referências bibliográficas e casos a trabalhar pelos estudantes;
(ii) Actividades da iniciativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, de preparação de soluções dos exercícios e casos apresentados nas aulas teóricas, bem como consulta das referências bibliográficas;
(iii) Aulas teórico-práticas para discussão com o docente das soluções já trabalhadas dos exercícios e dos casos, bem como discussão de referências bibliográficas;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Resolução de exercícios |
Teste |
40,00 |
|
2010-06-09 |
Trabalho de grupo |
Trabalho escrito |
36,00 |
|
2010-06-09 |
Teste em computador |
Exame |
|
|
2010-04-07 |
Teste em computador |
Exame |
|
|
2010-06-02 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
26 |
2010-06-09 |
|
Total: |
26,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas efectivas.
Fórmula de cálculo da classificação final
0,35x(Nota 1ºteste) + 0,35x(Nota 2º teste) + 0,2x(Nota do trabalho prático)+0,1x(Nota do desempenho nas aulas)
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático que consiste em:
Desenvolvimento de uma aplicação em VBasic .NET com recurso a classes de objectos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de todas as componentes de avaliação.
No caso da não frequência às aulas o peso da nota relativo ao desempenho nas aulas é adicionado ao peso da nota do trabalho prático.
Melhoria de classificação
Realização de todas as componentes de avaliação.
No caso da não frequência às aulas o peso da nota relativo ao desempenho nas aulas é adicionado ao peso da nota do trabalho prático.