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Programação de Computadores II

Código: EIG0011     Sigla: PC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 99 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras unidades curriculares de informática leccionadas ao longo do curso.

RESULTADOS ESPERADOS:
Os estudantes devem ser capazes de:
- Criar páginas HTML e programação em linguagens 'script';
- utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como folhas de cálculo com recurso a programação;
- desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA);
- construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação;
- implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic';
- desenvolver aplicações usando programação orientada a objectos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.

Programa

Utilização de ferramentas de produtividade pessoal: folha de cálculo - programação em VBA. Criação de páginas HTML: programação em Java e Visual Basic script (ASP e ASPX). Programação: Programação em ambiente de janelas. Programação orientada a objectos. Conceitos gerais. Os objectos em Visual Basic. Classes, propriedades, métodos e eventos. Estruturas de dados: Primitivas. Pilhas (stack). Recursividade. Listas ligadas (linked lists). Filas (queues). Métodos de ordenação (troca, selecção, inserção e junção).

Bibliografia Obrigatória

Hamilton, J. P.; Object-oriented programming with Visual Basic.NET. ISBN: 0-596-00146-0
Duthie, G. Andrew; Microsoft ASP.NET programming with Microsoft Visual BASIC.NET step by step. ISBN: 0-7356-1934-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta unidade curricular baseia-se nos seguintes tipos de actividades:
(i) Aulas teóricas para apresentação pelo docente dos assuntos e discussão teórica de exercícios, bem como indicação das referências bibliográficas e casos a trabalhar pelos estudantes;
(ii) Actividades da iniciativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, de preparação de soluções dos exercícios e casos apresentados nas aulas teóricas, bem como consulta das referências bibliográficas;
(iii) Aulas teórico-práticas para discussão com o docente das soluções já trabalhadas dos exercícios e dos casos, bem como discussão de referências bibliográficas;

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 60,00
Resolução de exercícios Teste 40,00 2010-06-09
Trabalho de grupo Trabalho escrito 36,00 2010-06-09
Teste em computador Exame 2010-04-07
Teste em computador Exame 2010-06-02
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 26 2010-06-09
Total: 26,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas efectivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,35x(Nota 1ºteste) + 0,35x(Nota 2º teste) + 0,2x(Nota do trabalho prático)+0,1x(Nota do desempenho nas aulas)

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático que consiste em:
Desenvolvimento de uma aplicação em VBasic .NET com recurso a classes de objectos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de todas as componentes de avaliação.
No caso da não frequência às aulas o peso da nota relativo ao desempenho nas aulas é adicionado ao peso da nota do trabalho prático.

Melhoria de classificação

Realização de todas as componentes de avaliação.
No caso da não frequência às aulas o peso da nota relativo ao desempenho nas aulas é adicionado ao peso da nota do trabalho prático.
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