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Eletricidade e Eletrónica

Código: EIG0010     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Automação, Instrumentação e Controlo
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 98 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e Electrónica no âmbito do curso de Engenharia Industrial e Gestão.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. saibam analisar circuitos electrónicos elementares;
3. saibam utilizar equipamento laboratorial corrente: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.

Programa

1. Análise de circuitos DC
1.1. circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
1.2. máxima transferência de potência
1.3. Equivalência entre fontes de tensão/corrente
2. Análise de circuitos AC
2.1. elementos armazenadores de energia
2.2. fontes de tensão/corrente AC
2.3. análise de circuitos com elementos dinâmicos
2.4. fasores e impedância
2.5. métodos de análise de circuitos AC
2.6. resposta em frequência de circuitos AC
3. Potência em circuitos AC
3.1. potência activa, reactiva e aparente
3.2. factor de potência
4. Sistemas trifásicos
4.1 análise de circuitos trifásicos
4.2. potência em circuitos trifásicos
5. Semicondutores e díodos
5.1. condução eléctrica nos semicondutores
5.2. a junção PN
5.3. modelos lineares para os díodos
5.4. circuitos com díodos
6. Transístores
6.1. o transístor BJT
6.2. polarização de transístores
6.3. circuitos com transístores
7. Amplificadores Operacionais
7.1. amplificador operacional ideal
7.2. o amplificador operacional em anel aberto e com realimentação
7.3. limitações físicas


Bibliografia Obrigatória

Rizzoni, Giorgio; Principles and applications of electrical engineering. ISBN: 0-07-121771-1
Electricidade e Electrónica: Guia de trabalhos práticos (disponível no site da disciplina)
Electricidade e Electrónica: slides (disponível no site da disciplina)

Bibliografia Complementar

Hayt, Jr., William H.; Análise de circuitos em engenharia. ISBN: 978-85-7726-021-8
Alexander, Charles K.; Fundamentos de circuitos eléctricos. ISBN: 978-85-86804-97-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dois tipos de aulas complementares (teórico-práticas (T.P.) e práticas (P.)), cujos objectivos se interligam entre si: exposição do programa da unidade curricular e resolução de problemas (T.P.) e execução de trabalhos práticos em laboratório (P.).

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Electrónica
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electrónica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 50,50
Mini-testes Exame 2,00 2011-06-03
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo regular Estudo autónomo 69,5 2011-06-03
Estudo para Mini-testes Estudo autónomo 40 2011-06-03
Total: 109,50

Obtenção de frequência

- não exceder o número limite de faltas

Fórmula de cálculo da classificação final

São objecto de avaliação:
Componente A: o desempenho do estudante nas aulas práticas, complementado pela análise de diversos trabalhos prévios;
Componente B: dois mini-testes (sem consulta).

Caso a classificação média dos dois mini-testes (componente B) seja superior ou igual a 9,0 valores, a classificação final será a média ponderada das classificações obtidas em:
- componente A (30%);
- componente B (70%).

Caso a classificação na componente B seja inferior a 9,0 valores, a classificação final terá o valor da componente B da avaliação.

Os estudantes poderão submeter-se a re-avaliação a qualquer uma das componentes da unidade curricular (componente A, através de exame laboratorial; componente B, através de teste escrito parcial ou total).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes podem optar por frequentar a unidade curricular como se fossem estudantes ordinários, submetendo-se às normas de avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão efectuar melhoria da classificação final submetendo-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.

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