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Gestão Empresarial

Código: EA0047     Sigla: GE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão Ambiental

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 19 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 4 42 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se nesta disciplina proporcionar uma visão integrada, essencialmente qualitativa, da gestão das operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias geralmente utilizadas. Assim, pretende-se que o aluno consiga:
- identificar e abordar problemas na área da Gestão de Operações e propor formas de resolução desses problemas;
- usar métodos quantitativos na resolução de problemas de Gestão de Operações;
- organizar e gerir projectos;
- analisar projectos de investimento, e apoiar a sua elaboração, nas suas várias vertentes;
- apoiar a organização de concursos e contratos de empreitadas, incluindo a elaboração de cadernos de encargos.

Programa

1.
Gestão de Projectos: conceitos e técnicas fundamentais
O método CPM e extensões; gestão de recursos; planeamento e controlo de projectos;.
Sistemas informáticos para gestão de projectos; aplicações.

2.
Importância estratégica da gestão de operações.
Actividades e âmbito da gestão de operações: empresas industrias e de serviços.
Principais actividades e metodologias no planeamento, execução e controlo das actividades de produção.
Suporte tecnológico à gestão de operações.

3.
Produção em fluxo; Just-in-Time.
Layouts fabris e balanceamento de linhas de produção.
Planeamento agregado da produção e gestão de capacidades.
Planeamento das necessidades de materiais (MRP); determinação de lotes económicos de produção; escalonamento de actividades produtivas

4.
Noções de matemática financeira.
Noções fundamentais de contabilidade e análise financeira.

5.
Análise de projectos de investimento.
A incerteza nos projectos de investimento: breve introdução às "real options".
Análise custo-benefício e análise multi-critério.

6.
Organização de concursos e contratos de empreitadas.
Cláusulas gerais e especiais de cadernos de encargos.

Bibliografia Obrigatória

Chase, Richard B.; Operations management for competitive advantage. ISBN: 0-07-232315-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão utilizadas para a exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos.
Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão.
Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.

Software

Microsoft Project
Microsoft Excel

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de empresas
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia industrial
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º.

Fórmula de cálculo da classificação final

EF (classificação do exame final) - 0 a 20 valores (mínimo 7.5)
TP (classificação do trabalho prático) - 0 a 20 valores (mínimo 7.5)

Classificação final (antes de arredondamento):
0.75 EF + 0.25 TP

Provas e trabalhos especiais

EF- Exame final, sem consulta
TP - Trabalho prático, a definir
(a a avaliação do trabalho poderá incluir uma breve discussão com os estudantes)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação idêntica ao caso normal.
Todos os alunos (incluindo TE, DA, ...) deverão entregar o trabalho na data estabelecida.

Melhoria de classificação

Apenas exame.
Os alunos não poderão repetir a componente TP da avaliação.
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