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Técnicas de Alta Tensão

Código: EEC0134     Sigla: TAT

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 27 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 -
5
Plano de estudos oficial 4 - 6 -
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1- Transmitir conhecimentos e desenvolver potencialidades e capacidades no domínio da Alta Tensão (competências CDIO 1.3);

2 -Preparação dos alunos para a correcta exploração de Sistemas de Alta Tensão e realização de estudos e ensaios em Laboratórios de Alta Tensão (competências CDIO 2.1, 2.2, 2,3, 3.1, 4.1, );

3- Desenvolvimento de projectos de Coordenação de Isolamentos em SEE (competências CDIO 4.3, 4.5);.

4 - Sensibilizar os alunos para a necessidade de simulação numérica e para os testes laboratoriais (competências CDIO 3.3, 4.2, 4.5);.

Programa

Introdução genérica: problemática dos sistemas de alta tensão; gamas de alta tensão; efeitos das trovoadas e efeitos das manobras nas redes eléctricas; efeitos biológicos (campo eléctrico e campo magnético) provocados pelas redes de alta tensão.
Sobretensões de origem atmosférica.
Sobretensões de origem interna.
Estudo experimental (laboratorial e de campo) das sobretensões.
Propagação das sobretensões. Utilização de programa de simulação de transitórios electromagnéticos.
Comportamento dieléctrico dos isolantes.
Protecção contra sobretensões de equipamentos particularmente sensíveis.
Sistemas de ligação à terra.
Coordenação de isolamentos.

Bibliografia Obrigatória

A.R. Memari; Advanced Approach to Mitigate Magnetic Fields and Your Health, Bentham Science publishers Ltd., 2009. ISBN: 978-1-60805-039-0
Meliopoulos, A. P. Sakis; Power system grounding and transients. ISBN: 0-8247-7908-8
Gary, Claude; La foudre. ISBN: 2-225-84507-7
Kuffel, E.; High-voltage engineering. ISBN: 0-08-024212-X
Kind, Dieter; o introduction to high-voltage experimental technique. ISBN: 3-528-08383-2
R.E. James and Q. Su ; Condition Assessment of High Voltage Insulation in Power System Equipment, The IET, 2008. ISBN: 978-0-86341-737-5
G.V. Cooray; The Lightning Flash, the IET, 2003. ISBN: 978-0-85296-780-5

Bibliografia Complementar

Abdel-Salam, M; Anis Hussein; High-Voltage Engineering: Theory and Practice, Second Edition, Revised and Expanded , CRC; 2 edition (August 31, 2000), 2000. ISBN: 0824704029

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição nas aulas teóricas da matéria incluída no programa da disciplina, incentivando-se a participação dos alunos com vista ao esclarecimento de dúvidas surgidas durante a exposição.
Resolução nas aulas teórico-práticas de problemas sobre a matéria exposta nas aulas teóricas, sendo os respectivos enunciados distribuídos previamente. A participação activa dos alunos nestas aulas é também incentivada, sendo-lhes pedido que participem na resolução dos problemas e peçam esclarecimento para todas as dúvidas surgidas.
Realização de simulação computacional de alguns fenómenos transitórios estudados no curso.
Haverá participação dos alunos em actividade laboratorial, com carácter demonstrativo, solicitando-se a entrega de relatório crítico.

Software

PSCAD/EMTDC
The Mathworks - Matlab - Release 11.1

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Mini Projectos Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese
Exame Exame 3,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Enquadrada nas Normas Gerais de Avaliação da FEUP, é atribuída uma classificação de frequência, com base nos trabalhos de simulação e relatórios apresentados.É considerado para obtenção de frequência a assiduidade às aulas teórico-práticas (número máximo de faltas igual a 25% do número de aulas previstas).
Será realizada uma visita de estudo a um laboratório de dimensão industrial, de grande importância para a formação dos alunos na área da disciplina, solicitando-se igualmente um relatório crítico da visita.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final será a média entre a avaliação distribuída (6 valores) e um exame escrito final (14 valores), com um mínimo de 40% em cada parte.

A avaliação distribuída é composta por duas avaliações: 3 valores (trabalho de simulação em PSCAD/EMTDC), 3 valores (trabalho de simulação em ORCAD) .

Provas e trabalhos especiais

Estão previstos os trabalhos referidos (simulação, laboratório e monografia escrita de estado de arte), com carácter obrigatório. Poderão surgir sugestões de carácter facultativo que poderão contribuir para valorização da classificação do aluno.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação da FEUP. A avaliação distribuída será de carácter obrigatório para obtenção de frequência à Unidade Curricular de TAT.

Melhoria de classificação

Através da realização de uma prova final de avaliação nos moldes da anteriormente referida, mas que pode revestir o figurino de uma prova oral, em casos particulares a acordar entre o docente e o discente.

Observações

Em todos os casos eventualmente omissos serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da FEUP e consultado, se necessário, o Director do Curso.
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