Técnicas de Alta Tensão
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1- Transmitir conhecimentos e desenvolver potencialidades e capacidades no domínio da Alta Tensão (competências CDIO 1.3);
2 -Preparação dos alunos para a correcta exploração de Sistemas de Alta Tensão e realização de estudos e ensaios em Laboratórios de Alta Tensão (competências CDIO 2.1, 2.2, 2,3, 3.1, 4.1, );
3- Desenvolvimento de projectos de Coordenação de Isolamentos em SEE (competências CDIO 4.3, 4.5);.
4 - Sensibilizar os alunos para a necessidade de simulação numérica e para os testes laboratoriais (competências CDIO 3.3, 4.2, 4.5);.
Programa
Introdução genérica: problemática dos sistemas de alta tensão; gamas de alta tensão; efeitos das trovoadas e efeitos das manobras nas redes eléctricas; efeitos biológicos (campo eléctrico e campo magnético) provocados pelas redes de alta tensão.
Sobretensões de origem atmosférica.
Sobretensões de origem interna.
Estudo experimental (laboratorial e de campo) das sobretensões.
Propagação das sobretensões. Utilização de programa de simulação de transitórios electromagnéticos.
Comportamento dieléctrico dos isolantes.
Protecção contra sobretensões de equipamentos particularmente sensíveis.
Sistemas de ligação à terra.
Coordenação de isolamentos.
Bibliografia Obrigatória
A.R. Memari; Advanced Approach to Mitigate Magnetic Fields and Your Health, Bentham Science publishers Ltd., 2009. ISBN: 978-1-60805-039-0
Meliopoulos, A. P. Sakis;
Power system grounding and transients. ISBN: 0-8247-7908-8
Gary, Claude;
La foudre. ISBN: 2-225-84507-7
Kuffel, E.;
High-voltage engineering. ISBN: 0-08-024212-X
Kind, Dieter;
o introduction to high-voltage experimental technique. ISBN: 3-528-08383-2
R.E. James and Q. Su ; Condition Assessment of High Voltage Insulation in Power System Equipment, The IET, 2008. ISBN: 978-0-86341-737-5
G.V. Cooray; The Lightning Flash, the IET, 2003. ISBN: 978-0-85296-780-5
Bibliografia Complementar
Abdel-Salam, M; Anis Hussein; High-Voltage Engineering: Theory and Practice, Second Edition, Revised and Expanded , CRC; 2 edition (August 31, 2000), 2000. ISBN: 0824704029
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição nas aulas teóricas da matéria incluída no programa da disciplina, incentivando-se a participação dos alunos com vista ao esclarecimento de dúvidas surgidas durante a exposição.
Resolução nas aulas teórico-práticas de problemas sobre a matéria exposta nas aulas teóricas, sendo os respectivos enunciados distribuídos previamente. A participação activa dos alunos nestas aulas é também incentivada, sendo-lhes pedido que participem na resolução dos problemas e peçam esclarecimento para todas as dúvidas surgidas.
Realização de simulação computacional de alguns fenómenos transitórios estudados no curso.
Haverá participação dos alunos em actividade laboratorial, com carácter demonstrativo, solicitando-se a entrega de relatório crítico.
Software
PSCAD/EMTDC
The Mathworks - Matlab - Release 11.1
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Mini Projectos |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
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Exame |
Exame |
3,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Enquadrada nas Normas Gerais de Avaliação da FEUP, é atribuída uma classificação de frequência, com base nos trabalhos de simulação e relatórios apresentados.É considerado para obtenção de frequência a assiduidade às aulas teórico-práticas (número máximo de faltas igual a 25% do número de aulas previstas).
Será realizada uma visita de estudo a um laboratório de dimensão industrial, de grande importância para a formação dos alunos na área da disciplina, solicitando-se igualmente um relatório crítico da visita.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final será a média entre a avaliação distribuída (6 valores) e um exame escrito final (14 valores), com um mínimo de 40% em cada parte.
A avaliação distribuída é composta por duas avaliações: 3 valores (trabalho de simulação em PSCAD/EMTDC), 3 valores (trabalho de simulação em ORCAD) .
Provas e trabalhos especiais
Estão previstos os trabalhos referidos (simulação, laboratório e monografia escrita de estado de arte), com carácter obrigatório. Poderão surgir sugestões de carácter facultativo que poderão contribuir para valorização da classificação do aluno.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação da FEUP. A avaliação distribuída será de carácter obrigatório para obtenção de frequência à Unidade Curricular de TAT.
Melhoria de classificação
Através da realização de uma prova final de avaliação nos moldes da anteriormente referida, mas que pode revestir o figurino de uma prova oral, em casos particulares a acordar entre o docente e o discente.
Observações
Em todos os casos eventualmente omissos serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da FEUP e consultado, se necessário, o Director do Curso.