Criatividade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
OFICIAL |
Engenharia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
* Fornecer um quadro de referência para o papel da criatividade
* Sensibilizar os alunos para a importância da criatividade na condução de processos de mudança, de resolução de problemas e de inovação
* Identificar os traços comportamentais, individuais e organizacionais que favorecem a ocorrência de novas ideias e novas soluções
* Fomentar a capacidade imaginativa e criativa dos alunos
* Compreender os mecanismos e as fases inerentes ao processo criativo
* Conhecer e utilizar métodos e técnicas de explorar problemas, gerar e avaliar ideias e de gerir o processo da sua concretização.
* Compreender aspetos da gestão da criatividade e inovação nas organizações
Programa
1. Compreender a criatividade: conceitos chave e teorias
* Conceitos de criatividade, mal entendidos e realidades
* Distinção entre criatividade e inovação
* Teorias do pensamento criativo
* Obstáculos e aspetos que promovem a criatividade
2. O processo criativo e competências básicas
* Modelo e processo sistemático: CPS
* Fases e dinâmica do processo criativo
* O processo e a prática de facilitação
3. Criatividade no contexto organizacional
* O papel da criatividade nas organizações inovadoras e as práticas de gestão
* Construir uma cultura de criatividade e inovação
* Casos e exemplos inspiradores
4. Metodologias e ferramentas de condução do processo criativo e inovador
* Compreensão e identificação de problemas/ questões
* Conceptualização de soluções
* Concretização de soluções
Bibliografia Obrigatória
ed. by Robert J. Sternberg;
Handbook of creativity. ISBN: 978-0-521-57604-8
Tom Kelley; The Art of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO, Doubleday Business, 2001. ISBN: ISBN-10: 0385499841 ISBN-13: 978-03854999842
David Silverstein, Philip Samuel, Neil deCarlo; The Innovator's Toolkit, John Wiley & Sons , 2008
James Higgins; 101 creative problem solving techniques: the handbook of new ideas for business, New Management Pub. Co. (revised edition), 2005. ISBN: 1-883629-00-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método pedagógico tem duas componentes principais:
• Uma componente expositiva, que introduzirá os conceitos e as ideias fundamentais e fornecerá o rigor e o enquadramento adequado à sua aplicação prática. Esta parte expositiva será enriquecida com exemplos e a descrição de casos concretos, que ilustram a importância da aplicação dos conceitos a nível individual e nas organizações.
• Uma componente prática, que consiste num conjunto de exercícios práticos no domínio da criatividade, que reforçarão a criação de competências necessárias à condução do processo criativo e obtenção de resultados inovadores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Uma vez que se trata de uma UC teórico-prática, a avaliação contínua é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade e participação [5 %]
Caso de estudo [30%]
Relatório de grupo sobre aplicação das técnicas de criatividade [30%]
Textos reflexivos individuais sobre os exercícios práticos e processo de aprendizagem e sobre temas específicos [35%]
Provas e trabalhos especiais
- Trabalho de pesquisa e apresentação de um caso de estudo de criatividade organizacional
- Relatório de grupo sobre aplicação das técnicas de criatividade
- Textos reflexivos individuais sobre uso das técnicas e temas específicos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para todos os estudantes, inclusive os estudantes trabalhadores, a participação de 70% das aulas é obrigatória.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação da componente de avaliação distribuída será alvo de uma prova especial durante a época de exames: um exercício prático e texto reflexivo acerca da matéria da UC.
Observações
Recursos da Web:
* Innovation tools | http://www.innovationtools.com/
* Innovation Management | http://www.innovationmanagement.se/
* Creativity & Innovation Mycoted | http://www.mycoted.com/index.htm
* Creativity Tools | http://mindtools.com/pages/main/newMN_CT.htm
* IM-BOOT creativity & innovation | http://im-boot.org/index.php