Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0008

Criatividade

Código: ESG0008     Sigla: CRIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 22 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

* Fornecer um quadro de referência para o papel da criatividade
* Sensibilizar os alunos para a importância da criatividade na condução de processos de mudança, de resolução de problemas e de inovação
* Identificar os traços comportamentais, individuais e organizacionais que favorecem a ocorrência de novas ideias e novas soluções
* Fomentar a capacidade imaginativa e criativa dos alunos
* Compreender os mecanismos e as fases inerentes ao processo criativo
* Conhecer e utilizar métodos e técnicas de explorar problemas, gerar e avaliar ideias e de gerir o processo da sua concretização.
* Compreender aspetos da gestão da criatividade e inovação nas organizações

Programa

1. Compreender a criatividade: conceitos chave e teorias
* Conceitos de criatividade, mal entendidos e realidades
* Distinção entre criatividade e inovação
* Teorias do pensamento criativo
* Obstáculos e aspetos que promovem a criatividade

2. O processo criativo e competências básicas
* Modelo e processo sistemático: CPS
* Fases e dinâmica do processo criativo
* O processo e a prática de facilitação

3. Criatividade no contexto organizacional
* O papel da criatividade nas organizações inovadoras e as práticas de gestão
* Construir uma cultura de criatividade e inovação
* Casos e exemplos inspiradores

4. Metodologias e ferramentas de condução do processo criativo e inovador
* Compreensão e identificação de problemas/ questões
* Conceptualização de soluções
* Concretização de soluções

Bibliografia Obrigatória

ed. by Robert J. Sternberg; Handbook of creativity. ISBN: 978-0-521-57604-8
Tom Kelley; The Art of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO, Doubleday Business, 2001. ISBN: ISBN-10: 0385499841 ISBN-13: 978-03854999842
David Silverstein, Philip Samuel, Neil deCarlo; The Innovator's Toolkit, John Wiley & Sons , 2008
James Higgins; 101 creative problem solving techniques: the handbook of new ideas for business, New Management Pub. Co. (revised edition), 2005. ISBN: 1-883629-00-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método pedagógico tem duas componentes principais:

• Uma componente expositiva, que introduzirá os conceitos e as ideias fundamentais e fornecerá o rigor e o enquadramento adequado à sua aplicação prática. Esta parte expositiva será enriquecida com exemplos e a descrição de casos concretos, que ilustram a importância da aplicação dos conceitos a nível individual e nas organizações.

• Uma componente prática, que consiste num conjunto de exercícios práticos no domínio da criatividade, que reforçarão a criação de competências necessárias à condução do processo criativo e obtenção de resultados inovadores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Uma vez que se trata de uma UC teórico-prática, a avaliação contínua é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade e participação [5 %]
Caso de estudo [30%]
Relatório de grupo sobre aplicação das técnicas de criatividade [30%]
Textos reflexivos individuais sobre os exercícios práticos e processo de aprendizagem e sobre temas específicos [35%]

Provas e trabalhos especiais

- Trabalho de pesquisa e apresentação de um caso de estudo de criatividade organizacional
- Relatório de grupo sobre aplicação das técnicas de criatividade
- Textos reflexivos individuais sobre uso das técnicas e temas específicos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para todos os estudantes, inclusive os estudantes trabalhadores, a participação de 70% das aulas é obrigatória.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da componente de avaliação distribuída será alvo de uma prova especial durante a época de exames: um exercício prático e texto reflexivo acerca da matéria da UC.

Observações

Recursos da Web:
* Innovation tools | http://www.innovationtools.com/
* Innovation Management | http://www.innovationmanagement.se/
* Creativity & Innovation Mycoted | http://www.mycoted.com/index.htm
* Creativity Tools | http://mindtools.com/pages/main/newMN_CT.htm
* IM-BOOT creativity & innovation | http://im-boot.org/index.php
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-04 às 00:51:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias