Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0001

Gestão de Empresas

Código: ESG0001     Sigla: GE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 34 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão de Serviços, proporcionando uma visão integrada dos processos e das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, aborda-se o processo de gestão, a gestão estratégica e alguns aspectos fundamentais da gestão de serviços.
O curso terá um carácter teórico-prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos.

Programa

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO DE SERVIÇOS
1.1. A Gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da Gestão
1.3. A emergência da economia dos serviços
1.4. A natureza dos serviços e os seus aspectos distintivos
2. GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS
2.1. Gestão estratégica e competitividade
2.2. O processo de desenvolvimento de estratégias
2.3. Estratégias competitivas
3. GESTÃO DE SERVIÇOS
3.1. Desenvolvimento de novos serviços
3.2. Tecnologia nos serviços
3.3. Qualidade dos serviços
3.4. Melhoria dos processos
3.5. O service encounter

Bibliografia Obrigatória

• Fitzimmons, James A. and Fitzimmons, Mona J; Service Management: Operations, Strategy, Information Technology, McGraw-Hill, 2007. ISBN: 978-007-126346 (6ª edição)
Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2

Bibliografia Complementar

Lovelock, Christopher; Services Marketing. ISBN: 0-13-187552-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão teórico-práticas, envolvendo a apresentação de conceitos e a discussão de artigos e casos de estudo.
Irá ser também realizado um trabalho de grupo que se centrará na utilização de serviços de base tecnológica na gestão estratégica e no desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa já existente. Os alunos deverão mostrar capacidades de utilização dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas ao caso concreto de uma empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação de frequência envolverá a realização de um trabalho de grupo, que corresponderá a 40% da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

nota final= 0,40*nota de frequência + 0,6*nota de exame.

Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho e outros temas que os docentes julgarem adequados.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 10:25:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias