Gestão de Empresas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão de Serviços, proporcionando uma visão integrada dos processos e das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, aborda-se o processo de gestão, a gestão estratégica e alguns aspectos fundamentais da gestão de serviços.
O curso terá um carácter teórico-prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos.
Programa
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO DE SERVIÇOS
1.1. A Gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da Gestão
1.3. A emergência da economia dos serviços
1.4. A natureza dos serviços e os seus aspectos distintivos
2. GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS
2.1. Gestão estratégica e competitividade
2.2. O processo de desenvolvimento de estratégias
2.3. Estratégias competitivas
3. GESTÃO DE SERVIÇOS
3.1. Desenvolvimento de novos serviços
3.2. Tecnologia nos serviços
3.3. Qualidade dos serviços
3.4. Melhoria dos processos
3.5. O service encounter
Bibliografia Obrigatória
• Fitzimmons, James A. and Fitzimmons, Mona J; Service Management: Operations, Strategy, Information Technology, McGraw-Hill, 2007. ISBN: 978-007-126346 (6ª edição)
Hitt, Michael A.;
Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2
Bibliografia Complementar
Lovelock, Christopher;
Services Marketing. ISBN: 0-13-187552-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão teórico-práticas, envolvendo a apresentação de conceitos e a discussão de artigos e casos de estudo.
Irá ser também realizado um trabalho de grupo que se centrará na utilização de serviços de base tecnológica na gestão estratégica e no desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa já existente. Os alunos deverão mostrar capacidades de utilização dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas ao caso concreto de uma empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A avaliação de frequência envolverá a realização de um trabalho de grupo, que corresponderá a 40% da avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
nota final= 0,40*nota de frequência + 0,6*nota de exame.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho e outros temas que os docentes julgarem adequados.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.