Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.
Esta unidade curricular pretende garantir a aquisição de sólidos conhecimentos no cálculo de probabilidades e estatística, considerada uma ferramenta imprescindível nas mais diversas áreas e situações de incerteza, fundamentais no domínio da Engenharia. Pretende-se ainda desenvolver nos alunos a capacidade de comunicação rigorosa quando se referem a temas que têm por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Esta unidade curricular pretende ainda desenvolver uma atitude crítica quando necessário proceder à análise de problemas estatísticos assim como a capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos na resolução dos mesmos. Esta aquisição de conhecimentos fundamentais deverá munir os alunos de uma capacidade de aquisição futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
O estudante deverá ter conhecimentos básicos de probabilidade, funções reais, derivadas e integração.
Componente científica: 100%
No final do período lectivo os estudantes devem ser capazes de:
- Resolver problemas comuns envolvendo a teoria elementar da probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade, amostragem aleatória, estimação por intervalo e teste de hipóteses;
- Enunciar e interpretar os principais conceitos da Estatística;
- Utilizar as ferramentas de estatística descritiva na análise de dados amostrais ou populacionais.
Programa
0. Análise combinatória.
1. Probabilidades: estudo da probabilidade; conceitos e princípios fundamentais; probabilidade condicionada e independência; Teorema de Bayes.
2. Variáveis aleatórias: variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais; momentos de uma variável aleatória; funções de variável aleatória; distribuições mais importantes (discretas e contínuas); somas de variáveis aleatórias e leis limite.
3. Amostragem: Amostras e distribuições amostrais.
4. Estatística descritiva. Caracterização de amostras constituídas por dados quantitativos ou qualitativos.
5. Estimação pontual: estimadores e estimativas; propriedades; métodos de estimação.
6. Estimação intervalar: conceito de intervalo de confiança; especificação de intervalos de confiança; redimensionamento de amostras.
7. Teste de hipóteses: definições; procedimento de um teste de hipóteses; potência do teste; relação entre intervalos de confiança e teste de hipóteses; testes de dispersão e de localização.
Bibliografia Obrigatória
Douglas C. Montgomery, George C. Runger;
Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. ISBN: 85-216-1360-1
Murteira, Bento José Ferreira;
Probabilidades e estatística. ISBN: 972-9241-17-1
A bibliografia de referência básica e obrigatória é fornecida pelo docente e constituída por fotocópias dos acetatos
Bibliografia Complementar
Ventsell; Théorie des probabilités, Editions Mir
Mood, Alexander M.;
Introduction to the theory of statistics. ISBN: 0-07-042864-6
Athanasios Papoulis;
Probability, random variables, and stochastic processes. ISBN: 0-07-100870-5
Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral;
Estatística. ISBN: 978-84-481-5589-6
Paul L. Meyer;
Probabilidade. ISBN: 85-216-0294-4
Malik e Mullen; A first course in probability and statistics, , Addison-Wesley
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas são apresentados conceitos e resultados importantes associados, dando ênfase às interpretações e às aplicações práticas dos mesmos. No intuito de clarificar as definições e métodos apresentados, são dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a atingir tal objectivo e são resolvidos exercícios ilustrativos de aplicações. Procura-se, sempre que possível, a participação dos alunos, não só na resolução dos exercícios, mas também na introdução de novos conceitos.Há ainda que realçar a resolução individual de exercícios bem como a orientação conveniente no estudo da disciplina e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir na resolução de exercícios propostos.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Ciências Físicas > Matemática > Teoria das probabilidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
61,00 |
|
|
Testes / Exame |
Exame |
4,00 |
|
2010-07-23 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Individual |
Estudo autónomo |
61 |
2010-07-23 |
Acompanhamento dos Alunos |
Estudo autónomo |
36 |
2010-07-23 |
|
Total: |
97,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtém frequência a esta UC, no presente ano lectivo, todo o aluno:
- regularmente inscrito na UC e que não exceda o número limite de faltas.
Quanto à avaliação existem dois momentos distintos, sendo eles os seguintes:
1) Exame de época normal (N) (toda a matéria) - a marcar pelos serviços;
2) Exame de recurso (R) (toda a matéria) - a marcar pelos serviços.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para obter classificação final à UC o estudante tem que ter frequência ou estar dispensado dessa. Nestas condições, qualquer estudante pode obter aprovação na UC por exame de época normal (N) ou exame de recurso (E). Caso um estudante não obtenha aprovação na época normal, pode ainda realizar o exame de recurso.
A classificação final da unidade curricular corresponderá (numa escala de 0 a 20):
- à classificação do exame de época normal (N), cotado para 20 valores.
- à classificação do exame de recurso (R), cotado para 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (TE, DA, …) durante o presente ano lectivo, ou que tenham frequência do ano lectivo imediatamente anterior, estão dispensados de frequência. A aprovação pode ser obtida através da realização do exame de época normal (N) ou por exame de recurso (R).
Melhoria de classificação
Os alunos que que pretendam realizar melhoria de classificação poderão sujeitar-se-ão à avaliação definida para a unidade curricular e de acordo com os regulamentos existentes.