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Medição, Sensores e Instrumentação

Código: EEC0070     Sigla: MSIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrónica e Sistemas Digitais

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/course/view.php?id=317
Unidade Responsável: Electrónica e Sistemas Digitais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 1 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 63 160
MIEEC 99 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Perante um problema de medição de uma grandeza eléctrica ou não eléctrica o aluno deverá ser capaz de seleccionar, definir e avaliar o método de medição, os componentes, programas e equipamentos mais adequados, bem como projectar a respectiva cadeia de medição ou sistema de instrumentação.

Competências
No percurso para alcançar este objectivo principal os alunos vão adquirir as seguintes competências:

Competências técnicas específicas:
• Aplicar métodos de avaliação da qualidade de medição.
• Aplicar os métodos de medição de grandezas eléctricas.
• Interpretar as especificações dos transdutores de grandezas não-eléctricas mais importantes.
• Saber interpretar e aplicar as especificações dos componentes principais da cadeia de medição, em particular os circuitos de condicionamento e de conversão analógico-digital.
• Projectar cadeias de medição para aplicações específicas.
• Aplicar intrumentos e sistemas de instrumentação em problemas de medição ou aquisição de dados.
Outras competências:
• Para o trabalho experimental através da realização de trabalhos laboratoriais e de um projecto.
• Para o trabalho em grupo.
• Para a comunicação escrita, oral e multi-média.
Pretende-se ainda que a actividade desenvolvida pelos alunos no âmbito da disciplina promova o conhecimento da actividade profissional e empresarial em Engenharia Electrotécnica na área da Medição, Sensores e Instrumentação.

Programa

1 – Medição de grandezas eléctricas
A medição e o erro de medição
Ruído e interferências
Métodos de medição e instrumentação
Caracterização de sinais eléctricos e princípios gerais de detecção
Princípios de medição de corrente, tensão, impedância, potência e energia
2 – Transdutores e cadeia de medição
Princípios e características gerais da transdução
Transdutores na medição de algumas grandezas.
Cadeia de medição
3 – Instrumentação e sistemas de instrumentação
Instrumentação electrónica e digital na medição e visualização de sinais
Contadores digitais na medição de tempo e frequência
Sistemas de Instrumentação

Bibliografia Obrigatória

Aurélio Campilho ; Instrumentação electrónica: Métodos e técnicas de medição , Edições FEUP, 2000. ISBN: 972-752-042-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino adoptado na disciplina será baseado na análise “top-down” de vários casos que motivarão o ensino dos conceitos, métodos e técnicas. A aprendizagem será baseada em leituras orientadas, em trabalhos laboratoriais em grupo, em um projecto (também realizado em grupo) e em pesquisa bibliográfica.

A disciplina está organizada em dois tipos de aulas:
Aulas teóricas (uma turma)
Aulas de exposição teórica e de estudo-discussão-resolução de casos. Cada aula constará de uma parte expositiva e da análise de um caso.
Aulas práticas (cinco turmas)
Aulas de carácter laboratorial. Serão realizados quatro trabalhos laboratoriais e um projecto. As aulas laboratoriais têm duas componentes: uma acompanhada por um professor (duas horas) e a outra para estudo autónomo (duas horas). Cada turma tem horário laboratorial reservado para as quatro horas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 44,00
Teste Exame 2,00 2007-05-02
Trabalho autónomo no laboratório Trabalho escrito 22,00 2007-06-09
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 94 2007-06-09
Total: 94,00

Obtenção de frequência

- A frequência da parte laboratorial é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
- A justificação de uma falta não a elimina da contagem para efeito de aproveitamento, devendo os alunos repetir os trabalhos respectivos numa outra aula ou em tempo extra curricular, desde que autorizado pelo docente e acompanhado pelo técnico responsável pelos laboratórios.
- A obtenção de frequência exige que o aluno obtenha pelo menos 50% na classificação das componentes 2 a 5 da classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final incide sobre as seguintes componentes (indica-se a percentagem de cada componente na classificação final):
1 - Prova escrita (30%)
2 – Trabalhos laboratoriais (30%)
3 – Projecto (30%)
4 – Página web sobre MSI (5%)
5 – Opinião do Professor (5%)

Provas e trabalhos especiais

É realizada uma prova escrita na 1ª semana de Maio, com um peso de 30 % para a classificação final.
São realizados quatro trabalhos laboratoriais, com um peso de 30 % para a classificação final. Cada trabalho é realizado em grupo de dois ou três alunos. A avaliação laboratorial incidirá sobre o desempenho individual e do grupo, e em particular sobre a qualidade dos relatórios elaborados e sobre as questões colocadas pelo docente. O laboratório estará disponível para trabalho autónomo.
Nas últimas quatro semanas os alunos organizados em grupos de 2 a 4 alunos, desenvolverão um projecto que será objecto de uma página web e de avaliação oral. Esta avaliação oral incidirá também sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas ocorridas após a realização do teste.
Cada uma das cinco turmas deverá auto-organizar-se por forma a apresentar até 11 de Abril uma página web sob o tema, “Personalidades, Empresas, Equipamentos e Dispositivos em Medição, Sensores e Instrumentação”. Esta componente terá uma contribuição para 5% da classificação final e será baseada na auto-avaliação dos alunos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente laboratorial é obrigatória para todos os alunos, podendo os trabalhadores estudantes e outros alunos de regime especial ser objecto de análise específica com vista a garantir lugar a das turmas com horário mais adequado.
Estarão no entanto sujeitos ao mesmo regime de avaliação e de frequência dos alunos ordinários.

Melhoria de classificação

As cinco componentes de avaliação distribuída ao longo do semestre mantêm o seu valor na classificação final.
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