Medição, Sensores e Instrumentação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Perante um problema de medição de uma grandeza eléctrica ou não eléctrica o aluno deverá ser capaz de seleccionar, definir e avaliar o método de medição, os componentes, programas e equipamentos mais adequados, bem como projectar a respectiva cadeia de medição ou sistema de instrumentação.
Competências
No percurso para alcançar este objectivo principal os alunos vão adquirir as seguintes competências:
Competências técnicas específicas:
• Aplicar métodos de avaliação da qualidade de medição.
• Aplicar os métodos de medição de grandezas eléctricas.
• Interpretar as especificações dos transdutores de grandezas não-eléctricas mais importantes.
• Saber interpretar e aplicar as especificações dos componentes principais da cadeia de medição, em particular os circuitos de condicionamento e de conversão analógico-digital.
• Projectar cadeias de medição para aplicações específicas.
• Aplicar intrumentos e sistemas de instrumentação em problemas de medição ou aquisição de dados.
Outras competências:
• Para o trabalho experimental através da realização de trabalhos laboratoriais e de um projecto.
• Para o trabalho em grupo.
• Para a comunicação escrita, oral e multi-média.
Pretende-se ainda que a actividade desenvolvida pelos alunos no âmbito da disciplina promova o conhecimento da actividade profissional e empresarial em Engenharia Electrotécnica na área da Medição, Sensores e Instrumentação.
Programa
1 - A medição e o erro de medição
Erro de medição
Incerteza de medição
2 – Medição de grandezas eléctricas
Métodos de medição e instrumentação
Caracterização de sinais eléctricos e princípios gerais de detecção
Princípios de medição de corrente, tensão, impedância, potência e energia
3 – Transdutores e cadeia de medição
Princípios e características gerais da transdução
Transdutores na medição de algumas grandezas.
Cadeia de medição
4 – Instrumentação
Instrumentação electrónica e digital na medição e visualização de sinais
Contadores digitais na medição de tempo e frequência
Sistemas de Instrumentação
Bibliografia Obrigatória
Aurélio Campilho ; Instrumentação electrónica: Métodos e técnicas de medição , Edições FEUP, 2000. ISBN: 972-752-042-1
Bishop, Robert H.;
LabVIEW 8. ISBN: 0-13-199918-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino adoptado na disciplina serão baseados na análise “top-down” de vários casos que motivarão o ensino dos conceitos, métodos e técnicas. A aprendizagem será baseada em leituras orientadas, em trabalhos laboratoriais em grupo, em um projecto (também realizado em grupo) e em pesquisa bibliográfica.
A disciplina está organizada em dois tipos de aulas:
Aulas teóricas:
Aulas de exposição teórica e de estudo-discussão-resolução de casos. Cada aula constará de uma parte expositiva e da análise de um caso.
Aulas práticas:
Aulas de carácter laboratorial. Serão realizados quatro trabalhos laboratoriais e um projecto.
Software
Labview
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da instrumentação > Sensores
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da instrumentação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Testes on-line |
Exame |
4,00 |
|
2010-12-13 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
102 |
2010-12-17 |
|
Total: |
102,00 |
|
Obtenção de frequência
- A frequência da parte laboratorial é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
- A justificação de uma falta não a elimina da contagem para efeito de aproveitamento, devendo os alunos repetir os trabalhos respectivos numa outra aula ou em tempo extra curricular, desde que autorizado pelo docente e acompanhado pelo técnico responsável pelos laboratórios.
- A obtenção de frequência exige que o aluno obtenha pelo menos 50% na classificação na componente de avaliação laboratorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final incide sobre as seguintes componentes (indica-se a percentagem de cada componente na classificação final):
1 - Avaliação individual (50%). Será realizada em quatro testes on-line.
2 - Assiduidade, participação nas aulas, ao critério dos docentes envolvidos (5%)
3 – Avaliação Laboratorial (45%), dividido em:
- Avaliação do último de quatro trabalhos laboratoriais é (15%)
- Projecto (30%)
Nota mínima para aprovação: pelo menos 50% em cada uma das componentes 1 e 3 acima indicadas.
Provas e trabalhos especiais
Serão realizados testes on-line, na plataforma Moodle, a 13-Out, 3-Nov, 17-Nov e 15-Dez (horas e salas a anunciar no Moodle).
A avaliação laboratorial incidirá sobre o desempenho individual e do grupo, e em particular sobre a qualidade do relatório elaborado e sobre as questões colocadas pelo docente. Para a realização dos trabalhos propostos os grupos serão de 2 alunos no máximo.
Nas últimas semanas os alunos organizados em grupos de 2 ou 3 desenvolverão um projecto que será apresentado sob a forma de um artigo escrito e será objecto de avaliação oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A componente laboratorial é obrigatória para todos os alunos, podendo os trabalhadores estudantes e outros alunos de regime especial ser objecto de análise específica com vista a garantir lugar a das turmas com horário mais adequado.
Estarão no entanto sujeitos ao mesmo regime de avaliação e de frequência dos alunos ordinários.
Melhoria de classificação
Não se aplica