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Fundamentos de Telecomunicações 2

Código: EEC0023     Sigla: FTEL2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2008/2009-y-p_cad_codigo=EEC0023-y-p_periodo=2S
Unidade Responsável: Telecomunicações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 101 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 63 160
4
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 5º ano 4 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 3 - 6 63 160
4
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram adequados conhecimentos técnicos dos aspectos fundamentais das comunicações digitais e ao mesmo tempo desenvolvam as suas próprias aptidões pessoais, interpessoais e profissionais. Nesse sentido as aulas, de três tipos (teóricas, teórico-práticas e práticas), estão estruturadas de acordo com os grupos 1, 2 e 3 das aptidões CDIO segundo as vertentes seguintes (indicando-se entre parêntesis os subgrupos envolvidos):
1) Aquisição de conhecimentos técnicos
Nas aulas teóricas os alunos são expostos a conceitos que lhes permitirão adquirir formação básica no domínio da transmissão digital de informação em canais de comunicação, nomeadamente ganharem familiaridade com modulações digitais não cobertas em Fundamentos de Telecomunicações 1, com as principais técnicas de sincronização e com os princípios fundamentais do Espalhamento Espectral. Essa formação básica permitirá aos alunos conceber as soluções de comunicação mais adequadas e antecipar problemas como a interferência intersimbólica, a probabilidade de erro elevada, a excessiva ocupação de espectro e as interferências intencionais e não-intencionais (1.3). Esta familiaridade pretendida é catalisada nas aulas teórico-práticas (através da resolução de exercícios de aplicação) e nas aulas práticas de laboratório (onde, numa abordagem “hands-on”, os alunos terão ocasião de eles próprios aplicarem e usarem o que entretanto aprenderam).
As competências técnicas adquiridas complementam-se com as duas vertentes seguintes:
2) Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais
A resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem obvia e claramente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” (2.1), a “experimentação e descoberta do conhecimento” (2.2), o "pensamento sistémico" (2.3) e o desenvolvimento de "capacidades e atitudes profissionais" (2.5), aptidões prescritas para esta unidade curricular.
3) Aptidões interpessoais (trabalho em grupo (3.1) e comunicação (3.2))
As aulas teórico-práticas e as aulas de laboratório são um ambiente propício para o desenvolvimento deste grupo de aptidões.

Programa

Tópico 1: Modulações digitais (continuação de FTel1):
Revisão das modulações digitais não-binárias MPSK e MFSK.
Detecção não-coerente de PSK: DPSK.
A modulação QAM: diagramas de emissores e receptores e probabilidades de símbolo e bit errado.
Eficiência espectral.
Técnicas de sincronização: recuperação da fase da portadora e da temporização de símbolo.
Tópico 2: Espalhamento Espectral:
Introdução e considerações genéricas.
Espalhamento espectral por sequência directa (DS).
Espalhamento espectral por saltos em frequência (FH)
Efeito de interferências intencionais.
Acesso múltiplo (CDMA).
Sequências de Walsh, de Barker e pseudo-aleatórias (PN, Gold e Kasami).

Bibliografia Obrigatória

Sílvio A. Abrantes; Apontamentos de Espalhamento Espectral
Sílvio A. Abrantes; Apontamentos de Telecomunicações 2, 2004
Haykin, Simon; Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1

Bibliografia Complementar

Peterson, Roger L.; Introduction to spread-spectrum communications. ISBN: 0-02-431623-7
Sklar, Bernard; Digital Communications. ISBN: 0-13-084788-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As condições de funcionamento da disciplina serão as seguintes:
- nas aulas teóricas será feita a exposição da matéria;
- as aulas teórico-práticas destinam-se ao esclarecimento de dúvidas aos alunos interessados e à resolução de problemas-tipo; aos alunos será distribuído um conjunto de problemas para resolução fora das aulas.
- nas aulas práticas serão realizados trabalhos de simulação em Matlab e Simulink. Cada aula terá a duração de duas horas segundo um calendário apresentado na página Web de apoio à disciplina.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de comunicações > Engenharia de telecomunicações
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de comunicações > Engenharia de telecomunicações

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Testes Exame 3,00
Preparação para aulas de laboratório Trabalho laboratorial 20,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento das aulas Estudo autónomo 55
Preparação para testes Estudo autónomo 30
Total: 85,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar o número limite de faltas previsto nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=0,35 x (T1+T2) + 0,3xAD

CF - classificação final
T1 e T2 - classificação nos testes
AD - classificação da Avaliação Distribuída (média dos n-1 melhores trabalhos).

NOTA1: todas as classificações presumem a escala [0, 20]
NOTA2: A Avaliação Distribuída é realizada nas aulas práticas (laboratório) e tem como base o desempenho do aluno na realização dos trabalhos e dos respectivos relatórios.
NOTA3: A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.
NOTA4: Para ter aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 35% na média dos dois testes (7,0 valores em 20).

Cada teste escrito terá a duração de 1.30 h e incidirá sobre questões de natureza teórica e teórico-prática. É permitida a utilização de uma calculadora científica básica e de um formulário fornecido juntamente com o enunciado. Não é permitida a consulta de apontamentos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Através de exame (oral ou escrito). A nota de frequência (trabalhos práticos) não conta para avaliação.
Nesta "Avaliação Especial" está incluída a "Época de Conclusão de Curso".

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através da realização dos dois testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida. Serão usados os pesos indicados no "Cálculo da Classificação Final".

Observações

Estão dispensados de frequência os alunos militares, os trabalhadores-estudantes e os que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior.
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