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Teoria do Sinal

Código: EEC0013     Sigla: TSIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2007/2008-y-p_cad_codigo=EEC0013-y-p_periodo=1S
Unidade Responsável: Ciências Fundamentais e da Electrotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 2 6 6 63 160
MIEEC 339 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 2 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 2 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 2 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 2 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição dos conceitos fundamentais para caracterização e processamento de sinais contínuos e discretos, incluindo a capacidade de análise de sistemas lineares invariantes por meio de análise temporal e de métodos de Fourier e de transformadas de Laplace e Z. Compreensão dos processos e métodos presentes em sistemas de amostragem de sinais.

Programa

CONTEÚDO

Sinais e sistemas, contínuos e discretos. Sistemas lineares, invariantes. Convolução linear. Análise de Fourier para sinais e sistemas. Resposta em frequência. Introdução à transformada de Laplace e à transformada-Z, bilaterais e unilaterais. Amostragem de sinais contínuos.

PROGRAMA

1. Sinais e sistemas, contínuos e discretos.
1.1. Sinais contínuos e discretos básicos.
1.2. Sistemas e suas propriedades (com e sem memória, invertibilidade, causalidade, estabilidade, invariância temporal, linearidade).
2. Sistemas lineares, invariantes.
2.1. Representação de sinais por impulsos.
2.2. Sistemas lineares e invariantes; soma e integral de convolução.
2.3. Sistemas descritos por equações diferenciais e por equações às diferenças.
3. Análise de Fourier para sinais e sistemas.
3.1. Sinais e sistemas contínuos.
3.1.1. Resposta de sistemas lineares invariantes a exponenciais complexas.
3.1.2. Representação e aproximação de sinais periódicos pela série de Fourier.
3.1.3. Representação de sinais aperiódicos pela transformada de Fourier.
3.1.4. Resposta em frequência de sistemas de 1ª e 2ª ordem, caracterizados por equações diferenciais lineares de coeficientes constantes.
3.1.5. Transformada de Laplace bilateral e unilateral. Definições e região de convergência. Aplicações.
3.2. Sinais e sistemas discretos.
3.2.1. Resposta de sistemas lineares invariantes a exponenciais complexas.
3.2.2. Representação de sinais periódicos pela série discreta de Fourier.
3.2.3. Representação de sinais aperiódicos pela transformada discreta de Fourier.
3.2.4. Resposta em frequência de sistemas de 1ª e 2ª ordem, caracterizados por equações às diferenças lineares de coeficientes constantes.
3.2.5. Transformada Z bilateral e unilateral. Definições e região de convergência. Aplicações.
4. Amostragem de sinais contínuos.
4.1. Noção de amostragem e de representação de um sinal contínuo pelas suas amostras.
4.2. Reconstrução por meio de interpolação. Efeitos da sub-amostragem.
4.3. Processamento discreto de sinais contínuos.

Bibliografia Obrigatória

Oppenheim, Alan V.; Signals & systems. ISBN: 0-13-651175-9

Bibliografia Complementar

Buck, John R.; Computer explorations in signals and systems. ISBN: 0-13-732868-0
Papoulis, Athanasios; Signal Analysis. ISBN: 0-07-048460-0
Lindner, Douglas K; Introduction to signals and systems. ISBN: 0-07-116489-8
Tretter, Steven A.; Introduction to Discrete-Time Signal Processing. ISBN: 0-471-88760-9
Oppenheim, Alan V.; Digital signal processing. ISBN: 0-13-214107-8
Lourtie, Isabel M. G.; Sinais e sistemas. ISBN: 972-592-130-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas:
Exposição das matérias do programa, ilustração dos métodos por meio da resolução de problemas representativos.

Aulas Teórico-Práticas:
Resolução de problemas ilustrativos das matérias leccionadas nas aulas teóricas. Proposta e discussão de trabalhos de casa, resolução de problemas na aula.

Fora das Aulas:
Estudo das matérias da disciplina, resolução de problemas propostos (de modo convencional e também fazendo uso do MatLab, disponível na rede FEUP).

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de sistemas
Ciências Tecnológicas > Engenharia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Mini-teste Exame 1,00 2007-11-07
Exame final Exame 3,00 2008-01-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo distribuído ao longo do semestre Estudo autónomo 84 2008-01-05
Estudo para exame final Estudo autónomo 18 2008-01-31
Total: 102,00

Obtenção de frequência

Consideram-se duas componentes da avaliação:

• Avaliação distribuída, efectuada por meio da realização de um Mini-teste com duração não superior a 1 hora, na tarde do dia 7 de Novembro de 2007, em hora a determinar.
• Exame escrito (prova final, com duração não superior a 2 horas e 30 minutos).

Quer no Mini-teste, quer no Exame final, não é permitida a consulta de elementos de estudo nem o uso de calculadoras ou telemóveis, sendo fornecido aos alunos um formulário de apoio.

Se for excedido o limite de faltas nas aulas teórico-práticas, o aluno não tem frequência, ficando sem acesso a exame, seja na época normal ou na de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para os alunos em regime normal a classificação final é obtida pela média ponderada das classificações obtidas no Mini-teste (20%) e no Exame final (80%).

Esta ponderação é considerada para as provas de época normal e de recurso; no caso de provas realizadas para melhoria de classificação, a nota atribuída é apenas a do correspondente exame.

Os alunos que faltem ao Mini-teste serão considerados como tendo classificação nula nessa prova. No caso de a falta ser antecipadamente justificada de modo oficial, legal e aceitável, o aluno realizará o Exame final com peso de 100%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos admitidos a exame por terem dispensa de frequência (ao abrigo das alíneas a), b) e c) do Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação) realizarão, em qualquer das épocas de exame, os exames escritos previstos para os alunos em regime normal, graduados para 100%.

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante não poderão ser avaliados senão ao abrigo desse estatuto, o que significa que não lhes será aplicado qualquer esquema de avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser efectuada em época especial de exame, sendo a classificação final igual ao resultado obtido nesse exame, se melhor do que a classificação anterior.

A classificação do Mini-teste não tem recurso.

Observações

1. Os alunos dispensados de frequência pelo facto de a terem obtido no ano lectivo anterior (e apenas nesse!) perdem essa regalia no caso de se inscreverem em alguma turma teórico-prática, caso em que terão que cumprir todos os requisitos para obtenção de frequência. Para que a dispensa de frequência seja efectiva os alunos não se devem inscrever formalmente em nenhuma turma e não devem realizar o Mini-teste. A nota de frequência obtida no ano de 2006/2007 será ponderada com o peso de 20%.

2. A obtenção de classificação final superior a 18 valores (19 ou 20) exige a prestação de uma prova oral, a realizar após o fim da época de exame de recurso. Os alunos em condições de realizarem as referidas provas orais serão devidamente assinalados nas pautas de classificação afixadas após os exames escritos.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

(a serem fixados oportunamente)
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