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Circuitos

Código: EEC0010     Sigla: CIRC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=EEC0010-y-p_periodo=2S
Unidade Responsável: Ciências Fundamentais e da Electrotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 7 7 97 187
MIEEC 529 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 7 97 187

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal da disciplina de Circuitos é fornecer aos alunos formação básica em análise de circuitos eléctricos lineares, quer em corrente contínua, quer em corrente alternada. Os alunos devem adquirir a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da electricidade a circuitos de corrente contínua e de corrente alternada, em regime transitório e permanente sinusoidal, incluindo circuitos trifásicos.

Programa

Análise de circuitos de corrente contínua (DC): Conceitos gerais. Grandezas e leis eléctricas fundamentais. Métodos de análise de circuitos. Bobinas e Condensadores. Circuitos RL e RC de primeira ordem. Circuitos RLC de segunda ordem.
Análise de circuitos de corrente alternada (AC): Conceitos gerais. Sinais sinusoidais. O conceito de fasor e relações fasoriais para elementos R, L e C. Impedâncias e admitâncias. Resposta sinusoidal em regime permanente. Cálculo de potência em regime sinusoidal permanente. Circuitos trifásicos. Cálculo de potência em circuitos trifásicos equilibrados.

Bibliografia Obrigatória

Nilsson, James W.; Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação da disciplina desenvolve-se em três tipos distintos de aulas: teóricas, teórico-práticas, práticas (laboratoriais).
Os alunos estão divididos em dois grupos, que doravante são designados por A e B, aos quais se aplicam regras de funcionamento diferenciadas.
Aulas teóricas: exposição formal da matéria, sempre que possível acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos (grupos A e B).
Aulas teórico-práticas: resolução de problemas seleccionados, realizada pelo docente (grupo A: 1 hora/semana; grupo B: 2 horas/semana).
Aulas práticas: estas aulas decorrem em laboratório, tendo por objectivo o contacto dos alunos com os componentes e instrumentos mais comuns, bem como a verificação prática do funcionamento de alguns circuitos DC e AC; as aulas têm a duração de 2 horas e ocorrem com periodicidade aproximadamente quinzenal (apenas grupo A).

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Exame Final Exame 3,00 2007-07-20
Mini-testes Exame 2,00 2007-06-04
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo distribuído ao longo do semestre Estudo autónomo 80 2007-06-08
Estudo para exame final Estudo autónomo 21 2007-07-20
Total: 101,00

Obtenção de frequência

Obtêm frequência à disciplina:
- os alunos que não excedam o limite legal de faltas (25% do número de aulas teórico-práticas), ou seja, 3 aulas (grupos A e B).
- os alunos que tenham frequência na disciplina de Teoria dos Circuitos em 2005/2006 e que desejem mantê-la; neste caso, os alunos não podem inscrever-se nas turmas teórico-práticas, nem tampouco podem realizar qualquer prova de avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) obtém-se combinando a classificação do exame (AE, cotação de 20 valores) e a nota de avaliação distribuída (AD) usando a seguinte fórmula: CF = AE*(14/20) + AD.
Notas finais superiores ou iguais a 19 valores ficam condicionadas à realização de uma prova oral adicional.
O exame será comum para todos os alunos (grupos A e B), podendo ter uma questão (em 5) distinta para cada um dos grupos, esta incidindo sobre aspectos da prática laboratorial, dos conceitos de medida e de análise frequencial, para os alunos do grupo A.
A nota de avaliação distribuída (AD) será a soma das notas obtidas em 2 mini-testes (MT1 e MT2), cada um com a valorização máxima de 2 valores (grupos A e B), e ainda a classificação dos relatórios das aulas laboratoriasis (2 valores, grupo A), ou a classificação correspondente a 4 problemas propostos para esse efeito nas aulas teórico-práticas (2 valores, grupo B).
Os mini-testes são individuais, sem consulta e serão realizadas em datas a divulgar nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Serão realizados dois mini-testes (grupos A e B). Serão ainda apresentados 4 problemas a realizar nas aulas teórico-práticas, cuja média (excluindo a pior nota) contará para a classificação distribuída (grupo B).
Serão realizados 5 trabalhos laboratoriais, cuja avaliação global (relatórios e desempenho em aula) contará para a avaliação distribuída (grupo A).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos dispensados de frequência (não inclui DA's) serão avaliados através da realização de uma prova escrita do tipo exame final cotada para 20 valores.
Os alunos do grupo A que estejam dispensados de frequência (por exemplo, TE's) terão que executar um dos cinco trabalhos laboratoriais (por sorteio), como complemento à nota do exame final, neste caso cotado para 18 valores.
Os alunos do grupo B que estejam dispensados de frequência (por exemplo, TE's) não poderão realizar qualquer prova de avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será feita através da realização de uma prova escrita de avaliação global, do tipo exame, cuja cotação é de 20 valores. A componente distribuída da avaliação não será considerada para o cálculo da nota de melhoria de classificação.
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