Análise Matemática 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes
1) consolidem os conhecimentos e técnicas básicas já seus conhecidos da análise real para a resolução de problemas práticos,
2) desenvolvam as capacidades necessárias de manipulação dos conceitos apresentados,
3) desenvolvam raciocínio independente e analítico,
4) desenvolvam capacidade de aplicação de conceitos matemáticos novos na resolução de problemas práticos,
5) desenvolvam capacidade de apresentar os seus raciocínios e soluções de uma forma clara e precisa.
Perante um problema dado o estudante deverá saber identificar técnicas de cálculo diferencial e integral em R que poderão ser utilizadas para a sua resolução. Aplicar correctamente essas técnicas
CDIO:1.1, 1.2, 2.2, 2.3, 2.4, 3.2
Programa
CONTEÚDO
Análise real: estudo de funções reais de variável real, sucessões e séries numéricas e equações diferenciais.
PROGRAMA
1- Revisão e consolidação de conhecimentos adquiridos no ensino secundário:
a) Regras de cálculo. Trigonometria e Geometria no plano.
b) Sucessões numéricas. Indução finita.
c) Funções reais de variável real. Limites, continuidade e derivação.
2- Integrais Indefinidos.
3- Integral Definido. Aplicação ao cálculo de áreas.
4- Integrais impróprios.
5- Equações diferenciais de 1ª ordem, lineares e de variáveis separáveis.
6- Equações diferenciais lineares de ordem n e coeficientes constantes.
7- Transformada de Laplace.
8- Séries Numéricas.
9- Aproximação Polinomial e Séries de Taylor.
Bibliografia Obrigatória
Stein, Sherman K.;
Calculus and Analytic Geometry. ISBN: 0-07-061175-0
Adams, Robert A.;
Calculus. ISBN: 0-201-39607-6
Larson, Hostetler e Edwards, Barcellos; Calculo, (Vols. 1,2)
Apostol, Tom M.;
Calculus
Boyce, William E.;
Elementary differential equations and boundary value problems. ISBN: 0-471-31999-6
Wylie, C. Ray Jr.;
Advanced engineering mathematics
Maria do Rosário de Pinho e Maria Margarida Ferreira; Análise Matemática 1, Apontamentos das Aulas Teóricas , 2007 (disponíveis na página da disciplina)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: Motivação e apresentação de problemas. Discussão e dedução de resultados no âmbito do programa da disciplina.
Os alunos devem preparar a aula teórica da seguinte forma:
1) estudar na bibliografia recomendada a matéria a ser coberta nessa aula;
2) tentar resolver exercícios básicos sobre a mesma matéria;
3) anotar lista de questões surgidas sobre essa matéria.
Aulas teórico-práticas: Todas as semanas lectivas exercícios previamente indicados pelos docentes da disciplina devem ser preparados pelos alunos antes da respectiva aula teórico-prática. Na aula teórico-prática será efectuada a discussão desses exercícios com esclarecimento de dúvidas surgidas.
Durante estas aulas e no final de cada tema serão realizados auto-testes que permitem a cada aluno avaliar os seus próprios conhecimentos. O docente fornecerá um enunciado de problemas que deverão ser resolvidos em tempo pré-determinado. No final desse período, será feita a resolução do teste na aula. O aluno deverá assim verificar o seu teste e discutir quaisquer dúvidas surgidas, assinalando no teste a correcção dos seus erros. Os auto-testes são posteriormente entregues ao docente para validação da auto-correcção.
Atendimento dos alunos: Cada docente marcará horário para atendimento aos alunos.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
83,50 |
|
|
Resolução de exercícios propostos |
Teste |
28,00 |
|
|
Teste 2 |
Exame |
1,50 |
|
2010-01-29 |
Exame Final |
Exame |
3,00 |
|
2010-02-12 |
Teste 1 |
Exame |
1,50 |
|
2009-12-02 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Dúvidas com docente da disciplina |
Estudo autónomo |
10 |
|
Estudo Individual |
Estudo autónomo |
88,5 |
|
|
Total: |
98,50 |
|
Obtenção de frequência
Para ter frequência à unidade curricular e poder ser classificado o aluno
não poderá exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas (25% do número de aulas previstas) e terá que ter validada a correcção de 75% dos auto-testes realizados.
Os estudantes que no ano lectivo de 2008/2009 tiveram frequência a AM1 estão dispensados de assistir às aulas de AM1 no ano de 2009/2010. Contudo, ao inscreverem-se numa turma teórico-prática no presente ano lectivo, ficarão sujeitos às regras de obtenção de frequência correspondentes a um aluno que frequenta pela primeira vez a disciplina.
Existem três momentos de avaliação, a saber:
1) Primeiro Teste (T1) realizado no dia 2 de Dezembro, às 14:30 horas, nas salas B215, B221, B227, B232A,B231, B338, B116, B120;
2) Segundo Teste (T2) realizado no dia 29/Janeiro, em salas e hora a determinar; Possibilidade de repescar o primeiro teste.
3) Exame de recurso - E.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cada teste tem a cotação de 10 valores.
A classificação da unidade curricular corresponde à soma das classificações obtida nos dois testes (NT1+NT2) ou apenas no exame de recurso (E).
O exame de recurso é constituído por duas partes (P1 e P2), cada uma com a cotação de 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que durante o ano lectivo de 2009/2010 estão ao abrigo de estatuto especial (TE) estão dispensados de frequência. Nesse caso a classificação da disciplina será a do exame final cotado para 20 valores.
Melhoria de classificação
Exame final cotado para 20 valores.
Observações
Fraude, copianço ou tentativa de copianço durante provas de avaliação será punida com a reprovação à disciplina, independentemente de outras consequências disciplinares.