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Gestão de Empresas

Código: EIC0034     Sigla: GEMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos e Gestão

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 99 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 5 56 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2012-12-03.

Campos alterados: Programa, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação final/distribuída, Componentes de Avaliação e Ocupação, Provas e trabalhos especiais, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Objetivos, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem: 1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam na estratégia global da empresa. 2. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão. 3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão. 4. Ser capazes de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns. 5. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias. 6. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos. 7. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.A GESTÃO E O SEU CONTEXTO 1.1.A Gestão e o papel do Gestor 1.2.A evolução da Gestão 2.GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS 2.1.Marketing 2.2.Gestão Financeira 2.3.Gestão de Operações 3.GESTÃO ESTRATÉGICA 3.1.Gestão estratégica e competitividade 3.2.Missão e objectivos 3.3.Análise do meio ambiente externo 3.4.Análise do meio ambiente interno 3.5.Desenvolvimento de estratégias de negócio 3.6.Estratégias de inovação e empreendedorismo 4.ORGANIZAÇÃO 4.1.Elementos Básicos de organização 4.2.Estruturas organizacionais

Bibliografia Obrigatória

Luis R- Gomez-Mejia; david B. Balkin; Management: People, Peformance, Change, Pearson, 2012. ISBN: 0-13-260433-7
Gerry Johnson, Richard Whittington and Kevan Scholes; Exploring Strategy: Texts and Cases, Prentice Hall, 2011. ISBN: 978-0-273-73202-0 (9th edition)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas apresentação de conceitos, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão. Nas aulas práticas serão discutidos casos. Os casos serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes, para que os alunos os possam ler e posteriormente discutir nas aulas teórico-práticas. Para além da discussão de casos, as aulas práticas irão ter vários momentos de discussão, relativa aos dois elementos de avaliação: (1) análise e discussão de casos; e (2) estudo da utilização das tecnologias de informação no desenvolvimento de competências centrais e de vantagens competitivas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame Exame 2,00 60,00 2013-02-08
Trabalho de Grupo Trabalho escrito 30,00 30,00 2012-12-16
Preparação, apresentação e discussão de um caso de estudo Trabalho escrito 10,00 10,00 2012-11-23
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Frequência das aulas 56 2012-12-14
Estudo de conceitos e ferramentas de gestão Estudo autónomo 21 2013-02-07
Preparação para o exame Estudo autónomo 16 2013-02-08
Total: 93,00

Obtenção de frequência

No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo: •10% da classificação final- Apresentação e discussão de um caso, nas semanas de 12 e 19 de Novembro. Cada grupo irá analisar e apresentar um caso numa das sessões, e discutir o caso apresentado pelos outros grupos na outra sessão. •30% da classificação final- Trabalho de grupo sobre a utilização de tecnologias na estratégia de uma empresa, envolvendo a entrega de uma relatório escrito final e de uma apresentação oral a realizar nas semanas de 3 e 10 de Dezembro. A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

nota final= 0,10*(apresentação e discussão de caso) + 0,3*(relatório e apresentação de trabalho de grupo) + 0,6*nota de exame. A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo. A classificação individual final poderá será ajustada por um prémio de participação opcional no FEUP management challenge – até ao máximo de 1 valor- para um máximo de 20 valores de classificação final. O exame é sem consulta. Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma: 1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes 2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho. 3. realizar um exame. nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma: 1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes 2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho. 3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial. 4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor. A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.

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