Código: | EIC0034 | Sigla: | GEMP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos Quantitativos e Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 99 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 4 | - | 5 | 56 | 135 |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.
No final da unidade curricular, os estudantes devem: 1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam na estratégia global da empresa. 2. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão. 3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão. 4. Ser capazes de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns. 5. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias. 6. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos. 7. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.
1.A GESTÃO E O SEU CONTEXTO 1.1.A Gestão e o papel do Gestor 1.2.A evolução da Gestão 2.GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS 2.1.Marketing 2.2.Gestão Financeira 2.3.Gestão de Operações 3.GESTÃO ESTRATÉGICA 3.1.Gestão estratégica e competitividade 3.2.Missão e objectivos 3.3.Análise do meio ambiente externo 3.4.Análise do meio ambiente interno 3.5.Desenvolvimento de estratégias de negócio 3.6.Estratégias de inovação e empreendedorismo 4.ORGANIZAÇÃO 4.1.Elementos Básicos de organização 4.2.Estruturas organizacionais
As aulas teóricas serão usadas apresentação de conceitos, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão. Nas aulas práticas serão discutidos casos. Os casos serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes, para que os alunos os possam ler e posteriormente discutir nas aulas teórico-práticas. Para além da discussão de casos, as aulas práticas irão ter vários momentos de discussão, relativa aos dois elementos de avaliação: (1) análise e discussão de casos; e (2) estudo da utilização das tecnologias de informação no desenvolvimento de competências centrais e de vantagens competitivas.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Exame | Exame | 2,00 | 60,00 | 2013-02-08 |
Trabalho de Grupo | Trabalho escrito | 30,00 | 30,00 | 2012-12-16 |
Preparação, apresentação e discussão de um caso de estudo | Trabalho escrito | 10,00 | 10,00 | 2012-11-23 |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Frequência das aulas | 56 | 2012-12-14 |
Estudo de conceitos e ferramentas de gestão | Estudo autónomo | 21 | 2013-02-07 |
Preparação para o exame | Estudo autónomo | 16 | 2013-02-08 |
Total: | 93,00 |
No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo: •10% da classificação final- Apresentação e discussão de um caso, nas semanas de 12 e 19 de Novembro. Cada grupo irá analisar e apresentar um caso numa das sessões, e discutir o caso apresentado pelos outros grupos na outra sessão. •30% da classificação final- Trabalho de grupo sobre a utilização de tecnologias na estratégia de uma empresa, envolvendo a entrega de uma relatório escrito final e de uma apresentação oral a realizar nas semanas de 3 e 10 de Dezembro. A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.
nota final= 0,10*(apresentação e discussão de caso) + 0,3*(relatório e apresentação de trabalho de grupo) + 0,6*nota de exame. A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo. A classificação individual final poderá será ajustada por um prémio de participação opcional no FEUP management challenge – até ao máximo de 1 valor- para um máximo de 20 valores de classificação final. O exame é sem consulta. Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma: 1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes 2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho. 3. realizar um exame. nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma: 1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes 2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho. 3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial. 4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor. A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.