Gestão de Empresas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se colocar os estudantes em contacto com os principais conceitos de Gestão, proporcionando uma visão integrada dos processos e das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, aborda-se o processo de gestão, as principais áreas funcionais, e a gestão estratégica como área integradora. A unidade curricular terá um carácter teórico-prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos.
Programa
1. A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1. A Gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da Gestão
2. POLÍTICAS FUNCIONAIS
2.1. Marketing
2.2. Gestão de Operações
2.3. Gestão Financeira
2.4. Recursos Humanos
3. O PROCESSO DE GESTÃO
3.1. Planeamento
3.1.1. Gestão estratégica e competitividade
3.1.2. Análise do meio ambiente externo
3.1.3. Análise do meio ambiente interno
3.1.4. Desenvolvimento de estratégias competitivas
3.2. Organização
3.3. Liderança
3.4. Controlo
Bibliografia Obrigatória
Gomez-Mejia, Luis R.;
Management. ISBN: 0-07-111131-X
Hitt, Michael A.;
Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2
Bibliografia Complementar
Donnelly, Jr., James H.;
Administração. ISBN: 972-773-037-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas serão apresentados conceitos e instrumentos de gestão, acompanhados da análise de casos e sua discussão.
As aulas práticas envolverão a análise e dicussão de casos de estudo. Estes casos de estudo serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes.
Irá ser também realizado um trabalho de grupo que se centrará na utilização de tecnologias na gestão estratégica e no desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa já existente. Os estudantes deverão mostrar capacidades de utilização dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas ao caso concreto de uma empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação de frequência envolverá a realização de um trabalho sobre a utilização de tecnologias na gestão estratégica de uma empresa, a realizar em grupo:
1. Apresentação da empresa que será analisada (5% da nota final).
2.Apresentação e entrega de um relatório intermédio do trabalho de grupo (10% da nota final).
3. Bullet report e apresentação oral do trabalho (25% da nota final).
Fórmula de cálculo da classificação final
nota final= 0,05*(componente 1 da avaliação de frequência) + 0,1*(componente 2 da avaliação de frequência) + 0,25*(componente 3 da avaliação de frequência) + 0,6*nota de exame.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho e outros temas que os docentes julgarem adequados.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.