Bases de Dados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo desta unidade curricular é o de preparar os estudantes para projectarem e desenvolverem sistemas de bases de dados adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações.
Ao completar esta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- traduzir o modelo de classes UML para o modelo relacional
- usar álgebra relacional para formular perguntas a bases de dados
- desenhar uma base de dados relacional normalizada
- interrogar bases de dados em SQL e usar linguagens procedimentais
- aceder a uma base de dados relacional atravéz de uma interface com o utilizador
- efectuar e gerir transações que garantam a integridade dos dados
- explicar as componentes principais de um sistema de gestão de bases de dados
Programa
1. Revisão do modelo relacional
2. Mapeamento de UML para relacional
3. Álgebra relacional como linguagem de interrogação
4. Normalização
5. Linguagem de interrogação SQL
6. Construção de aplicações e uso de linguagens procedimentais
7. Desenvolvimento de interfaces
8. Controlo de acessos
9. Transacções, concorrência e recuperação
10. Modelo interno: estruturas de armazenamento, índices.
Bibliografia Obrigatória
Ullman, Jeffrey D;
A First Course in Database Systems. ISBN: 0-13-861337-0
Bibliografia Complementar
Silberschatz, Abraham;
Database system concepts. ISBN: 0-07-228363-7
Garcia-Molina, Hector;
Database system implementation. ISBN: 0-13-040264-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utilizam-se as aulas teóricas para exposição dos assuntos do programa e exemplos de aplicação.
As aulas práticas decorrem em laboratório, com recurso a sistemas de gestão de bases de dados do mercado. Nas aulas resolver-se-ão exercícios e efectuar-se-ão pequenos desenvolvimentos.
Software
Oracle 10G
Oracle SQL Developer
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Preparação para o exame final |
Exame |
35,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo individual |
Estudo autónomo |
60 |
|
Preparação para os exercícios de avaliação |
Estudo autónomo |
12 |
|
|
Total: |
72,00 |
|
Obtenção de frequência
Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas. As presenças serão registadas em todas as aulas.
É necessário obter a classificação mínima de 6 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída para acesso ao exame. A avaliação distribuída é determinada pela avaliação de 4 exercícios a resolver nas aulas práticas.
Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior desta unidade curricular, podem optar pela nota correspondente, mas deverão informar a regente no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = 0,6*Exame + 0,4*Avaliação Distribuída
Para obtenção de aprovação é exigido um mínimo de 8 valores (em 20) na nota do exame.
A componente de avaliação distribuída consiste na média aritmética das notas dos exercícios, excluíndo o exercício com a nota mais baixa.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação de estudantes com estatuto especial, que optem por não frequentar esta unidade curricular, será feita por exame especial nas épocas legalmente previstas.
Os dirigentes associativos (DA) estão sujeitos às regras normais de avaliação.
Melhoria de classificação
É possível melhorar a classificação do exame final através de um exame de dificuldade equivalente na época de recurso.
A melhoria de classificação da componente de avaliação distríbuida poderá ser efectuada na edição seguinte da unidade curricular.
Observações
Lingua de ensino alternativa: Inglês