Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os alunos que aprovarem esta disciplina deverão ser capazes de:
Analisar circuitos eléctricos simples e explicar o seu funcionamento.
Reconhecer fenómenos electromagnéticos na sua experiência quotidiana.
Explicar o funcionamento de aparelhos eléctricos usando princípios físicos.
Avaliar diferentes dispositivos eléctricos que realizem funções semelhantes (exemplo: ecrãns de CRT, plasma, LCD, OLED, etc) identificando as vantagens e desvantagens de cada um.
Programa
Electrostática. Estrutura atómica, cargas e forças eléctricas.
Circuitos eléctricos. Corrente eléctrica, potencial, resistência, capacidade, fontes de força electromotriz, corrente contínua e alternada.
Campos eléctrico e magnético. Movimento de cargas dentro do campo magnético, fluxos eléctrico e magnético, interacção entre a corrente eléctrica e o campo magnético, indução electromagnética, ondas electromagnéticas.
Introdução à electrónica. Semicondutores, díodos, transístores e amplificadores. Sinais e sistemas.
Bibliografia Obrigatória
Jaime E. Villate; Física 2. Electricidade e Magnetismo, edição do autor, 2009. ISBN: 978-972-99396-2-4 (Disponível em http://www.villate.org/livros.html)
Bibliografia Complementar
Villate, Jaime E.;
Electromagnetismo. ISBN: 972-773-010-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas decorrerão no estúdio de física do DEF (B233). Em cada aula os estudantes trabalham em grupos num dos terminais usarão ferramentas de b-learning para realizar experiências ou simulações, estudar os conceitos teóricos associados da sala, com acesso ao material disponibilizado, que inclui algumas actividades práticas ou simulações, apontamentos, perguntas de escolha múltipla e problemas. Os estudantes deverão resolver em grupo as perguntas de escolha múltipla e alguns dos problemas. Os restantes problemas, no respectivo capítulo, constituem trabalho para casa.
Nas aulas teóricas serão resolvidas as partes do trabalho de casa que os estudantes não tenham conseguido resolver e serão dados esclarecimentos sobre o material do livro de texto, tentando, dentro do possível não repetir as mesmas explicações dadas nesse livro.
O apoio à disciplina, incluindo publicação de apontamentos, material a usar nas aulas teórico-práticas, correcções/resoluções dos trabalhos da avaliação distribuída, lançamento de classificações das componentes da avaliação distribuída e contacto com os docentes, através de fóruns, será feito através do servidor de e-learning do DEF na área referente à disciplina (http://fisica.fe.up.pt/eic0014) que é de acesso público, excepto a secção de avaliação que será restrita aos alunos inscritos.
Durante as aulas teórico-práticas serão realizados 7 mini-testes de vinte minutos, sem datas marcadas. Alguns desses mini-testes estarão compostos por 8 perguntas de escolha múltipla e outros por um problema curto.
O exame final estará composto por uma primeira parte com 2 problemas, e uma segunda parte com 15 perguntas de escolha múltipla.
Nos mini-testes e nos exames é permitida a consulta de um formulário e o uso de calculadora ou aplicação informática para realização de cálculos.
Software
Maxima
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electrónica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Participação nas actividades da plataforma de e-learning |
Trabalho escrito |
26,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
4,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo fora das aulas |
Estudo autónomo |
56 |
|
Preparação do exame |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
76,00 |
|
Obtenção de frequência
A Classificação de Frequência será a média aritmética das melhores 5 notas obtidas nos testes (arredondada para um inteiro entre 0 e 20).
Obtém frequência todo o estudante regularmente inscrito que:
1- Não ultrapasse o máximo permitido de faltas às aulas teórico-práticas (25%) (Normas Gerais de Avaliação, Art 4º, Nº 1);
2- Tenha obtido uma Classificação de Frequência igual ou superior a 6 valores.
Estão dispensados de frequência os estudantes nas condições previstas no número 3 do Art 4º das Normas Gerais de Avaliação, nomeadamente os esutdantes militares, trabalhadores-estudantes ou que tenham obtido frequência à unidade curricular no ano lectivo anterior (os estudantes com estatuto de Dirigente Associativo não estão dispensados de frequência).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação do exame (E) será arredondada para uma casa decimal. Sendo F a classificação de frequência, a nota final calcula-se com a fórmula seguinte:
0.4 * F + 0.6 * E
Os estudantes que não tenham uma classificação de frequência, mas que forem admitidos ao exame, terão uma nota final igual à nota do exame (arredondada para um inteiro).
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas nenhuma prova prova nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames das épocas especiais (finalização de curso e estudantes portadores de Estatutos Especiais) terão o mesmo formato dos exames da época normal. Os estudantes com estatuto de Militar ou Estudante-Trabalhador que não tenham, uma classificação de frequência não precisam de fazer nenhuma prova adicional.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota obtida no exame é feita com um exame com o mesmo formato dos exames da época normal.
A melhoria da nota de frequência é feita com a nota obtida na componente de perguntas de escolha múltipla desse mesmo exame.
Observações
Aconselha-se, para conveniente acompanhamento da matéria, um tempo de trabalho fora das aulas de, no mínimo, 3 horas por semana. Espera-se que todos os os alunos assistam às aulas teóricas e coloquem questões sobre o trabalho de casa.
Aconselha-se a consulta regular da página da disciplina no servidor de e-learning, onde serão colocados todos os elementos de estudo.