Introdução à Organização de Computadores
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de conhecimentos básicos sobre a estrutura, organização e funcionamento de um computador convencional.
Familiarização com a terminologia básica de computadores.
Programa
1. INTRODUÇÃO:
Organização funcional de um computador convencional; Aspectos tecnológicos associados à evolução dos computadores; Impacto da evolução tecnológica na organização e no desempenho dos computadores; Conceitos básicos: Noção de instrução; Noção de programa; O processo de produção e execução de programas; Tradução de programas; Programas auxiliares; A função do sistema operativo.
2. ARITMÉTICA BINÁRIA:
Aritmética em vírgula fixa: Representação de números em vírgula; Notações para representação de números negativos; Operações aritméticas em vírgula fixa. Aritmética em vírgula flutuante: Representação de números em vírgula flutuante; Representações normalizadas – a norma IEEE 754; Operações aritméticas em vírgula flutuante
3. SISTEMAS DIGITAIS COMBINACIONAIS:
Dispositivos básicos de sistemas digitais; "Gates“; Lógica combinacional; Representações de circuitos combinacionais: Tabelas de verdade; Expressões lógicas; Diagramas lógicos; Linguagens de descrição de hardware (HDL); Especificações na linguagem Verilog. Exemplos de circuitos combinacionais típicos: Somadores/Subtractores; Comparadores; Multiplexadores; Descodificadores.
4. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PROCESSADORES:
Organização de um CPU; Representação de Dados; ALUs; Códigos alfanuméricos; Conjuntos de instruções: Formatos de instruções; Tipos de instruções; Arquitectura e conjunto de instruções do processador MIPS; Modelo de programação do MIPS.
Bibliografia Obrigatória
Cópias de acetatos e textos fornecidos
Patterson, David A.;
Computer organization and design. ISBN: 1-55860-604-1 (URL: http://books.elsevier.com/uk/mk/uk/subindex.asp?isbn=1558606041&country=United+Kingdom&community=mk&ref=&mscssid=0FCJG1ST2GL99GT0HKRAFBBNJ07PCVD1)
Mano, M. Morris;
Logic and computer design fundamentals. ISBN: 0-13-191165-1
Patterson, David A.;
Organização e projeto de computadores. ISBN: 85-352-1521-2
Patterson, David A, Hennessy, John L; LinkComputer organization and design : the hardware software interface - Revised Printing 3rd edition, Elsevier, 2007. ISBN: 0123706068 (http://www.textbooks.elsevier.com/9780123706065)
Bibliografia Complementar
Palnitkar, Samir;
Verilog HDL. ISBN: 0-13-451675-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição dos diversos temas que serão acompanhados, sempre que considerado oportuno, da apresentação de exemplos e respectiva discussão.
As aulas teórico-práticas incluem a realização de trabalhos práticos, bem como a apresentação, discussão e resolução de um conjunto de questões.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
68,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
- É exigido um mínimo de 40% na classificação média dos trabalhos práticos e um mínimo de 40% na classificação média dos 2 primeiros minitestes
- Número de faltas às aulas teórico-práticas não deverá exceder 4
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) da disciplina será calculada segundo a seguinte fórmula:
CF= (0,15*MT1+0,15*MT2+0,4 * MT3) + (0,15*TP1+0,15*TP2)
MTs: Minitestes (3); 2, com a duração de 15 minutos cada, a serem realizados nas aulas TPs, nas semanas que se iniciam em 20.10.2008 e 10.11.2008, respectivamente; 1, com a duração de cerca de 60 minutos, a ser realizado em 14.01.2009, com início às 14h00.
TPs: Trabalhos práticos (2); a serem realizados, nas aulas TPs, nas semanas que se iniciam em 17.11.2008 e 24.11.2008, o primeiro, e em 15.12.2008 e 05.01.2009, o segundo.
Para obtenção de aprovação:
- CF>=9,5
- MT>=8,0 (valor médio) (impondo-se MT3>=8,5)
- TP>=8,0 (valor médio)
- Número de faltas às aulas teórico-práticas não deverá exceder 4
Para obtenção de classificações superiores a 18 valores é exigida a realização de provas orais de "defesa" para que essas classificações sejam eventualmente atribuídas.
Provas e trabalhos especiais
Faltas justificadas a componentes de avaliação:
Alunos que.atempadamente tenham apresentado justificação para eventuais faltas a alguma das componentes de avaliação, miniteste ou trabalho prático, e desde que essas faltas sejam consideradas justificadas pela Direcção de curso, deverão submeter-se a provas de avaliação de substituição em datas a estabelecer pelos docentes da disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos dispensados da presença nas aulas teórico-práticas deverão obrigatoriamente realizar os minitestes e os trabalhos práticos.
Melhoria de classificação
Sendo uma disciplina de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possíbilitada pela frequência da disciplina no ano lectivo seguinte.
Observações
Os docentes estão disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a disciplina.
Para marcarem eventuais sessões de esclarecimento os alunos interessados poderão ou contactar directamente os docentes por e-mail, ou recorrer ao Secretariado do MIEIC (mieic@fe.up.pt) para esse efeito. Preferencialmente recomenda-se o esclarecimento de dúvidas através do recurso à plataforma de e-learning Moodle, utilizando, para o efeito, o fórum aí disponibilizado.