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Fundamentos da Programação

Código: EIC0005     Sigla: FPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fundamentos da Programação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/1011/
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 163 Plano de estudos a partir de 2009/10 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1 - INTRODUÇÃO
Os engenheiros informáticos requerem conhecimentos elevados de técnicas de programação que só pode ser consolidados com uma boa base de fundamentos da programação.

2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o conhecimento básico para resolver problemas de programação de média complexidade.

3 - CONHECIMENTO PRÉVIO
Nenhum conhecimento prévio é necessário.

4 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 40%
Componente tecnológica: 60%

5 - RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter capacidade para resolver situações de programação de média complexidade.
Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
- Desenvolver os algoritmos para a resolução dos problemas adotando uma abordagem estruturada;
- Selecionar e criar as abstrações adequadas, tanto ao nível dos procedimentos como dos dados;
- Utilizar como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme, caracterizada por uma sintaxe simples.

Programa

Abstracção procedimental: elementos de programação em Scheme, procedimentos e processos, recursividade e iteração, ordem de crescimento dos processos.
Abstracção de dados: selectores e construtores, barreiras de abstracção, listas, exemplo de uma abstracção (conjuntos).
Abstracções com dados mutáveis: construtores, selectores, modificadores, listas mutáveis, filas de espera, tabelas, vectores e ficheiros de texto.

Bibliografia Obrigatória

F. Nunes Ferreira, António Coelho; Scheme na descoberta da programação, FEUPedições (formato e-book), 2008

Bibliografia Complementar

Springer, George; Scheme and the Art of Programming. ISBN: 0-262-19288-8
Abelson, Harold; Structure and interpretation of computer programs. ISBN: 0-262-01077-1 (disponível em http://mitpress.mit.edu/sicp/full-text/book/book.html)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procura-se um envolvimento participado e contínuo dos alunos no estudo e discussão dos temas da unidade curricular e em trabalhos de programação. Estes trabalhos, a contar para a avaliação, deverão ser normalmente realizados em computador, num período aproximadamente mensal.
O aluno será incentivado a procurar ideias para resolver os problemas, pô-las em movimento, com implementações elegantes, legíveis e, tanto quanto possível, eficientes, em tempo (de cálculo) e em espaço (de memória), tendo como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme.
• Aulas Teóricas: exposição dos temas programáticos e discussão de exemplos utilizando computador e projector de vídeo.
• Aulas Teórico-Práticas: Apresentação, discussão e desenvolvimento de exercícios de programação em Scheme.

A título experimental e com carácter não obrigatório, será facultada fora de aulas, uma vez por semana, uma prova de auto-avaliação, realizada em computador e submetida no Moodle para avaliação automática.

Software

http://www.drscheme.org/

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 60,00
Prova Práticas Exame 6,00
Prova Escrita Exame 2,00
Auto-testes Exame 15,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para as provas de avaliação Estudo autónomo 16
Estudo continuado dos materiais de auto-aprendizagem Estudo autónomo 63
Total: 79,00

Obtenção de frequência

Não exceder o limite de faltas estabelecido pelas Normas de Avaliação (25% do número de aulas teórico-práticas previstas) e obter uma classificação mínima de 30% na média ponderada das componentes AD, PP1, PP2 e PP3 (ver pesos destas componentes na fórmula da classificação final).

Fórmula de cálculo da classificação final

As várias componentes de avaliação:
• AD - Apreciação do desempenho dos alunos face aos exercícios propostos à turma.
• PP1, PP2, PP3 - Realização de provas práticas em computador
PP1 - 10 Nov
PP2 - 16 Dez
PP3 - 12 Jan
• PE - Realização de uma prova escrita com consulta.
PE - 1 Fev

Classificação = PP1 * 0.10 + PP2 * 0.15 + PP3 * 0.30 + AD * 0.05 + PE * 0.40

Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 30% na componente PE.
2- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída às outras avaliações, proporcionalmente ao respectivo peso.
3- Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética da classificação obtida e da prova oral.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação desta unidade curricular será efectuada através de dois tipos de provas:
- Provas Práticas (PP) realizadas em computador em que o objectivo é a criação de soluções de programação para problemas específicos. A correcção das provas é realizada de forma automática pelo Moodle.
- Prova Escrita (PE) realizada em papel e com consulta.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Consta de uma prova prática em computador (PP) e de uma prova escrita (PE) com consulta.
Classificação = PP * 0.50 + PE * 0.50

Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 30% em cada uma das provas PP e PE.
2- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída à outra avaliação.
3- Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.

Melhoria de classificação

Consta apenas de uma prova escrita (PE) com consulta, numa escala de 0 a 20 valores.

Observação:
Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.

Observações

Não são exigidos pré-requisitos.
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