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Fundamentos da Programação

Código: EIC0005     Sigla: FPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fundamentos da Programação

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/course/view.php?id=791
Unidade Responsável: Secção de Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 6 6 70 162
MIEIC 150 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 70 162
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da disciplina, o aluno deverá saber abordar situações de programação de média complexidade, criando as necessárias abstracções, tanto ao nível dos procedimentos como dos dados.
O aluno será incentivado a encontrar ideias para resolver os problemas, pô-las em movimento, com implementações elegantes, legíveis e, tanto quanto possível, eficientes, em tempo (de cálculo) e em espaço (de memória), tendo como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme, caracterizada por uma sintaxe simples.

Programa

Abstracção procedimental: elementos de programação em Scheme, procedimentos e processos, recursividade e iteração, ordem de crescimento dos processos, procedimentos definidos localmente.
Abstracção de dados: selectores e construtores, barreiras de abstracção, listas, exemplo de uma abstracção (conjuntos).
Abstracções com dados mutáveis: construtores, selectores, modificadores, listas Mutáveis, filas de espera, tabelas, vectores, introdução à programação orientada por objectos.

Bibliografia Obrigatória

F. Nunes Ferreira; • Programação com Scheme (disponível na página da disciplina.)

Bibliografia Complementar

Springer, George; Scheme and the Art of Programming. ISBN: 0-262-19288-8
Abelson, Harold; Structure and interpretation of computer programs. ISBN: 0-262-01077-1 (disponível em http://mitpress.mit.edu/sicp/full-text/book/book.html)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procura-se um envolvimento participado e contínuo dos alunos no estudo e discussão dos temas da disciplina e em trabalhos de programação. Estes trabalhos, a contar para a avaliação, deverão ser normalmente realizados em computador, de 3 em 3 semanas, durante as aulas TP.
• Aulas Teóricas: Exposição dos temas programáticos e discussão de exemplos utilizando computador e projector de vídeo.
• Aulas Teórico-Práticas: Apresentação, discussão e desenvolvimento de exercícios de programação em Scheme. Realização de testes de avaliação, sempre que possível em computador.

Software

DrScheme

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Prova Prática 1 Exame 2,00 2006-10-18
Prova Prática 2 Exame 2,00 2006-11-22
Prova Prática 3 Exame 2,00 2007-01-10
Prova Escrita Exame 2,00 2007-01-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento das aulas Estudo autónomo 89 2007-01-17
Total: 89,00

Obtenção de frequência

Não exceder o limite de faltas estabelecido pelas Normas de Avaliação (25% do número de aulas teórico-práticas previstas) e obter uma classificação mínima de 30% no conjunto das componentes Ad e Pp1, Pp2 e Pp3.

Fórmula de cálculo da classificação final

As várias componentes de avaliação decorrerão nas aulas teórico-práticas:
• Ad - Apreciação do desempenho dos alunos face aos exercícios propostos à turma.
• Pp1, Pp2, Pp3 - Realização de provas práticas em computador.
• Pe - Realização de uma prova escrita com consulta.


Classificação = Pp1 * 0.10 + Pp2 * 0.15 + Pp 3 * 0.20 + Ad * 0.15 + Pe * 0.40

Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 30% na componente Pe.
2- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída às outras avaliações, proporcionalmente ao respectivo peso.
3- Se Classificação for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a Classificação Final será a média aritmética da classificação obtida na prova oral e da Classificação.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Consta de uma prova prática em computador (Pp) e de uma Prova escrita (Pe) com consulta, aplicando-se o previsto em Observações em Fórmula de cálculo da classificação final.
Classificação = Pp * 0.50 + Pe * 0.50

Melhoria de classificação

Consta de uma prova prática em computador (Pp) e de uma Prova escrita (Pe) com consulta, aplicando-se o previsto em Observações em Fórmula de cálculo da classificação final.
Classificação = Pp * 0.50 + Pe * 0.50

Observações

Não são exigidos pré-requisitos.
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