Álgebra
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram capacidades básicas em álgebra linear. Devem obter conhecimentos relativos a matrizes e determinantes, nomeadamente para a resolução de sistemas de equações lineares. Devem ainda adquirir os conceitos de espaços vectoriais e transformações lineares, aplicando-os em contextos diversificados. Também se pretende que os alunos se familiarizem com as noções de valor próprio e de vector próprio, e sua aplicação à diagonalização de operadores lineares. Serão ainda introduzidas algumas noções básicas de cálculo vectorial e de geometria analítica.
Programa
Matrizes e Determinantes. Definições. Operações. Sistemas de Equações Lineares. Sistemas de Cramer. Resolução usando operações elementares. Sistemas homogéneos. Espaços vectoriais. Definição. Subespaços. Bases e dimensões. Transformações lineares. Definição. Representação matricial. Núcleo e imagem. Mudanças de base. Diagonalização. Valores e vectores próprios. Condições para a diagonalização de operadores lineares. Subespaços invariantes. Introdução à álgebra vectorial e geometria analítica. Rectas no plano. Rectas e planos no espaço. Problemas métricos sobre a recta e o plano.
Bibliografia Obrigatória
Ana Maria Mendonça, Maria Cristina Ribeiro; Álgebra (apontamentos da disciplina), 2006
Bibliografia Complementar
Ribeiro, C. Silva;
Algebra linear. ISBN: 972-9241-11-2
Agudo, F. R. Dias;
Introdução à álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-592-050-3
Friedberg, Stephen H.;
Linear Algebra. ISBN: 0-13-233859-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação e discussão de exemplos. Nas aulas teórico-práticas serão esclarecidas dúvidas acerca das séries de problemas previamente propostas para resolução pelos alunos.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Álgebra
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
|
|
|
Preparação para as provas intercalares |
Exame |
15,00 |
|
2007-02-10 |
|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas |
Frequência das aulas |
60 |
2007-02-10 |
Estudo semanal |
Estudo autónomo |
60 |
2007-02-02 |
|
Total: |
120,00 |
|
Obtenção de frequência
Condições para obtenção de frequência:
1. Não ter excedido o limite legal de faltas;
2. Ter obtido classificação mínima de 30% (6 valores) no conjunto das 4 provas de avaliação intercalar (mini-testes) a realizar durante o período lectivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a soma das notas parciais obtidas nas 4 provas de avaliação intercalar, tomando em consideração os respectivos pesos.
A atribuição de uma nota final superior a 18 valores fica condicionada à realização de uma prova oral abrangendo todo o conjunto de matérias leccionadas na disciplina.
Provas e trabalhos especiais
Realização de 4 provas de avaliação intercalar:
- 1º miniteste: realizado em período de aula teórico-prática, na semana com início a 4 de Dezembro; duração de 15 minutos; peso na classificação final = 15%;
- 2º miniteste: realizado no dia 3 de Janeiro; hora 11h30; duração de 60minutos; peso na classificação final = 35%;
- 3º miniteste: realizado em período de teórico-aula prática, na semana com início a 22 de Janeiro; duração de 15 minutos; peso na classificação final = 15%;
- 4º miniteste: realizado na última semana de aulas (data provável: 5 de Fevereiro); duração de 60 minutos; peso na classificação final = 35%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos dispensados da presença nas aulas teórico-práticas deverão obrigatoriamente realizar os mini-testes.
Melhoria de classificação
Sendo uma disciplina de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela frequência da disciplina no ano lectivo seguinte.