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Álgebra

Código: EIC0003     Sigla: ALGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/course/category.php?id=6
Unidade Responsável: Ciências Fundamentais e da Electrotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 5 5 70 135
MIEIC 172 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 70 135
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 5 70 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram capacidades básicas em álgebra linear. Devem obter conhecimentos relativos a matrizes e determinantes, nomeadamente para a resolução de sistemas de equações lineares. Devem ainda adquirir os conceitos de espaços vectoriais e transformações lineares, aplicando-os em contextos diversificados. Também se pretende que os alunos se familiarizem com as noções de valor próprio e de vector próprio, e sua aplicação à diagonalização de operadores lineares. Serão ainda introduzidas algumas noções básicas de cálculo vectorial e de geometria analítica.

Programa

Matrizes e Determinantes. Definições. Operações. Sistemas de Equações Lineares. Sistemas de Cramer. Resolução usando operações elementares. Sistemas homogéneos. Espaços vectoriais. Definição. Subespaços. Bases e dimensões. Transformações lineares. Definição. Representação matricial. Núcleo e imagem. Mudanças de base. Diagonalização. Valores e vectores próprios. Condições para a diagonalização de operadores lineares. Subespaços invariantes. Introdução à álgebra vectorial e geometria analítica. Rectas no plano. Rectas e planos no espaço. Problemas métricos sobre a recta e o plano.

Bibliografia Obrigatória

Ana Maria Mendonça, Maria Cristina Ribeiro; Álgebra (apontamentos da disciplina), 2006

Bibliografia Complementar

Ribeiro, C. Silva; Algebra linear. ISBN: 972-9241-11-2
Agudo, F. R. Dias; Introdução à álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-592-050-3
Friedberg, Stephen H.; Linear Algebra. ISBN: 0-13-233859-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação e discussão de exemplos. Nas aulas teórico-práticas serão esclarecidas dúvidas acerca das séries de problemas previamente propostas para resolução pelos alunos.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Álgebra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial
Preparação para as provas intercalares Exame 15,00 2007-02-10
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas Frequência das aulas 60 2007-02-10
Estudo semanal Estudo autónomo 60 2007-02-02
Total: 120,00

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência:
1. Não ter excedido o limite legal de faltas;
2. Ter obtido classificação mínima de 30% (6 valores) no conjunto das 4 provas de avaliação intercalar (mini-testes) a realizar durante o período lectivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a soma das notas parciais obtidas nas 4 provas de avaliação intercalar, tomando em consideração os respectivos pesos.
A atribuição de uma nota final superior a 18 valores fica condicionada à realização de uma prova oral abrangendo todo o conjunto de matérias leccionadas na disciplina.

Provas e trabalhos especiais

Realização de 4 provas de avaliação intercalar:
- 1º miniteste: realizado em período de aula teórico-prática, na semana com início a 4 de Dezembro; duração de 15 minutos; peso na classificação final = 15%;
- 2º miniteste: realizado no dia 3 de Janeiro; hora 11h30; duração de 60minutos; peso na classificação final = 35%;
- 3º miniteste: realizado em período de teórico-aula prática, na semana com início a 22 de Janeiro; duração de 15 minutos; peso na classificação final = 15%;
- 4º miniteste: realizado na última semana de aulas (data provável: 5 de Fevereiro); duração de 60 minutos; peso na classificação final = 35%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos dispensados da presença nas aulas teórico-práticas deverão obrigatoriamente realizar os mini-testes.

Melhoria de classificação

Sendo uma disciplina de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela frequência da disciplina no ano lectivo seguinte.
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