Sistemas de Apoio à Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Serão estudadas a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de
Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam aos alunos
projectar e implementar SADs.
Os alunos deverão ser capazes de compreender a complexidade e os aspectos
qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de
estruturação de problemas e de abordagens multi-critério.
Deverão ainda familiarizar-se com modelos e aplicações de Optimização
Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas para resolver problemas de
interesse prático.
Serão apresentados e discutidos exemplos de SADs e casos de estudo de aplcações
de métodos de estruturação de problemas.
Programa
1.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): estrutura geral e componentes. Métodos
quantitativos para tomada de decisões: metodologia da Investigação Operacional.
Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões.
2.
Metodologias para estruturação de problemas. Análise SWOT. Mapas cognitivos e
Mapas Mentais. 'Strategic Options Development and Analysis'.
'Soft Systems Methodology'. 'Strategic Choice Approach'.
3.
Problemas de decisão com objectivos múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP).
Análise de sensibilidade; análise "what-if"; análise "goal-seeking".
4.
SAD para problemas de Optimização Combinatória. Meta-heurísticas: algoritmos de
pesquisa local, "simulated annealing", "taboo search". Algoritmos Genéticos.
Programação Inteira.
Aplicações e integração destes algoritmos em SADs.
5.
Modelos de simulação: estrutura geral e âmbito de aplicação. Simulação visual
interactiva.
6.
Metodologias para a concepção de SADs e ferramentas para a sua implementação.
Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD.
Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos.
7.
Apresentação e discussão de casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
José Soeiro Ferreira; Textos da Disciplina, 2006
Turban, Efraim;
Decision support systems and intelligent systems. ISBN: 0-13-781675-8
Rosenhead, Jonathan 340;
Rational analysis for a problematic world revisited. ISBN: 0-471-49523-9
Reeves, Colin R. 340;
Modern heuristic techniques for combinatorial problems. ISBN: 0-07-709239-2
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Serão organizadas duas sessões semanais de 2 horas cada, com exposição dos temas
programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos
problemas ilustrativos.
Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior
discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão
essencialmente realizados fora das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Trabalho prático sobre SAD / Mét. Estruturação |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
N.G. Avaliação - artigo 4º
Fórmula de cálculo da classificação final
EF - 0 a 20 valores (mínimo 8)
T - 0 a 20 valores (mínimo 8)
Classificação final (antes de arredondamento):
0.60 EF + 0.40 T
Provas e trabalhos especiais
EF - Exame final (com consulta)
T - Trabalho prático sobre SAD / Mét. Estruturação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação idêntica ao caso normal.
Melhoria de classificação
Apenas Exame.
Os alunos não poderão repetir a componentes T da avaliação.