Gestão da Energia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina visa dotar os alunos dos conceitos de Conservação da Energia e da Utilização Racional com especial incidência no caso da Energia Eléctrica, numa perspectiva de conhecimento de tecnologias disponíveis e de análise técnico-económica da viabilidade das acções, bem como do presente enquadramento legal em Portugal e na União Europeia.
Programa
Bases de matemática financeira para a avaliação de projectos de racionalização energética. Juros compostos, actualização de capitais, capitalização de rendas.
O Problema energético a nível nacional e internacional.
Regulamentos nacionais sobre utilização racional de energia. Auditorias energéticas.
Co-geração industrial: turbinas a gás, motores a gás, motores diesel, pilhas de combustível. Trigeração. Análise de casos reais. Análise de estudos técnico-económicos.
Gestão de energia em edifícios: sector doméstico e sector de serviços.
Gestão de energia na indústria. Tecnologias de controlo de ponta eléctrica.
Bibliografia Obrigatória
Sorensen, Bent;
Renewable Energy. ISBN: 0-12-656153-2
Vladimiro Miranda; Tópicos de Matemática Financeira - para Aplicação em Gestão de Energia, 2006 (Versão 2.1 - Texto preparado para apoio aos cursos de Gestão de Energia do DEEC da FEUP)
Vladimiro Miranda; A economia de energia na escolha da secção de condutores e cabos eléctricos, 2002 (Versão 2.0 - Texto preparado para apoio aos cursos de Gestão de Energia do DEEC da FEUP)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Temas introdutórios: aulas dadas pelo Regente.
Temas de desenvolvimento: aulas dadas por grupos de (3-4) alunos, preparadas previamente de acordo com uma escala de distribuição de temas. Estas aulas incluem a apresentação e discussão de casos reais, cujos dados são obtidos pelos alunos em pesquisas que incluem visitas a instalações e empresas, realizadas durante a fase de preparação das respectivas aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
|
|
Mini-teste |
Exame |
3,00 |
|
|
Trabalhos de apresentação e temas seleccionados |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Execução dos trabalhos fixados, nos prazos determinados, incluindo a prestação nas aulas e o trabalho especial.
Presença no mini-teste.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos de preparação e leccionação de aulas- 13 valores
Mini-teste - 6 valores
Trabalho especial antecedendo o mini-teste - 1 valor
A passagem na disciplina depende da obtenção de um mínimo de 4 valores (em seis) no mini-teste, e de 5 valores (em 13) no conjunto das trabalhos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos especiais os alunos devem executar o mesmo tipo de trabalho que os alunos normais e a fórmula de avaliação e classificação é idêntica.
Isto significa que os alunos em situações especiais não se podem furtar à execução dos trabalhos fixados nas datas determinadas.
Para estes alunos, poderá ser permitida a realização da prova de mini-teste numa época especial, que servirá para corrigir a nota global na proporção do peso respectivo na nota final.
Melhoria de classificação
Realização de um trabalho complementar especial fixado pelo docente