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Gestão da Energia

Código: EEC0122     Sigla: GENE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 55 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 5º ano 5 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 5 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 5 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 6 63 160
5
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 5 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 4º ano 5 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina visa dotar os alunos dos conceitos de Conservação da Energia e da Utilização Racional com especial incidência no caso da Energia Eléctrica, numa perspectiva de conhecimento de tecnologias disponíveis e de análise técnico-económica da viabilidade das acções, bem como do presente enquadramento legal em Portugal e na União Europeia.

Programa

Bases de matemática financeira para a avaliação de projectos de racionalização energética. Juros compostos, actualização de capitais, capitalização de rendas.
O Problema energético a nível nacional e internacional.
Regulamentos nacionais sobre utilização racional de energia. Auditorias energéticas.
Co-geração industrial: turbinas a gás, motores a gás, motores diesel, pilhas de combustível. Trigeração. Análise de casos reais. Análise de estudos técnico-económicos.
Gestão de energia em edifícios: sector doméstico e sector de serviços.
Gestão de energia na indústria. Tecnologias de controlo de ponta eléctrica.

Bibliografia Obrigatória

Sorensen, Bent; Renewable Energy. ISBN: 0-12-656153-2
Vladimiro Miranda; Tópicos de Matemática Financeira - para Aplicação em Gestão de Energia, 2006 (Versão 2.1 - Texto preparado para apoio aos cursos de Gestão de Energia do DEEC da FEUP)
Vladimiro Miranda; A economia de energia na escolha da secção de condutores e cabos eléctricos, 2002 (Versão 2.0 - Texto preparado para apoio aos cursos de Gestão de Energia do DEEC da FEUP)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Temas introdutórios: aulas dadas pelo Regente.
Temas de desenvolvimento: aulas dadas por grupos de (3-4) alunos, preparadas previamente de acordo com uma escala de distribuição de temas. Estas aulas incluem a apresentação e discussão de casos reais, cujos dados são obtidos pelos alunos em pesquisas que incluem visitas a instalações e empresas, realizadas durante a fase de preparação das respectivas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 72,00
Mini-teste Exame 3,00
Trabalhos de apresentação e temas seleccionados Trabalho escrito 30,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Execução dos trabalhos fixados, nos prazos determinados, incluindo a prestação nas aulas e o trabalho especial.
Presença no mini-teste.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos de preparação e leccionação de aulas- 13 valores
Mini-teste - 6 valores
Trabalho especial antecedendo o mini-teste - 1 valor

A passagem na disciplina depende da obtenção de um mínimo de 4 valores (em seis) no mini-teste, e de 5 valores (em 13) no conjunto das trabalhos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos especiais os alunos devem executar o mesmo tipo de trabalho que os alunos normais e a fórmula de avaliação e classificação é idêntica.

Isto significa que os alunos em situações especiais não se podem furtar à execução dos trabalhos fixados nas datas determinadas.
Para estes alunos, poderá ser permitida a realização da prova de mini-teste numa época especial, que servirá para corrigir a nota global na proporção do peso respectivo na nota final.

Melhoria de classificação

Realização de um trabalho complementar especial fixado pelo docente
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