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Sistemas de Proteção

Código: EEC0113     Sigla: SPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 8 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 5º ano 5 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 5 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 5 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 6 63 160
5
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 3 - 6 63 160
5
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 4º ano 5 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarização com os diversos tipos de sistemas de protecção e com procedimentos de teste.

Programa

Objectivos dos sistemas de protecção e controlo. Sistemas integrados de protecção, controlo, monitorização e medida. Características dos relés. Sistemas de protecção de máximo de intensidade. Relés de distância. Curvas características dos relés. Coordenação dos sistemas de protecção. Aplicações dos relés de distância à protecção de linhas. Sistemas de protecção de barramentos. Protecção de alternadores, máquinas de corrente alternada, transformadores, condensadores e alternadores/transformadores. Protecções de 2º escalão. Sistemas de manutenção, diagnóstico e teste de sistemas de protecção.
Protecções digitais. Princípios e características.

Bibliografia Obrigatória

The Electricity Training Association 340; Power System Protection. ISBN: 0-85296-834-5(vol.1)
Johns, A. T.; Digital protection for power systems. ISBN: 0-86341-303-X

Bibliografia Complementar

Gers, Juan M.; Protection of electricity distribution networks. ISBN: 0-85296-923-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição, com apoio de transparências.
Temas de desenvolvimento: apresentações feitas por grupos de alunos (2-3), preparadas previamente com base na distribuição de temas, incluem apresentação e discussão. Aulas práticas para a realização de montagens para teste de relés. Obtenção das curvas características de diversos relés. Ensaio de relés digitais. Programação de relés digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Teste/Exame Exame 2,50
Trabalho de laboratório Trabalho escrito 37,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 8,5
Estudo individual Estudo autónomo 60
Total: 68,50

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos de preparação e leccionação das aulas - 5 valores.
Relatório do teste e programação dos relés - 2 valores.
Exame final - 13 valores. Nota mínima no exame final - 8 em 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas exame.
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