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Modelos e Processos de Negócios

Código: EEC0089     Sigla: MPNE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 58 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 5 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 5 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de:
a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.
b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência
c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização.
d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização.
e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.

Programa

I - Conceitos e Fundamentos. Modelos e processos: enquadramento e importância estratégica;
II - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio;
III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelo 'as-is' e 'to-be'.
IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços.
V - Gestão de processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão de performance.Modelos de Gestão.

Bibliografia Complementar

Tenner, Arthur R.; Process redesign. ISBN: 0-201-63391-4
Sharp, Alec; Workflow modeling. ISBN: 1-58053-021-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de aplicações práticas reais.
- Extra-aula: Realização regular de trabalhos individuais de dimensão e complexidade limitadas relativos à matéria leccionada nas aulas téoricas.
- Aulas teórico-práticas: Realização de um projecto relativo à análise e desenho dos processos de negócio de uma organização, e à especificação do respectivo sistema de informação de suporte. O projecto, realizado em equipa, será de complexidade média/elevada e de duração longa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Trabalho em equipa: Desenvolvimento de modelo de negócio e análise dos processos Trabalho escrito 50,00
Trabalhos práticos individuais Trabalho escrito 26,00
Exame final Exame 2,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo regular Estudo autónomo 20
Preparação exame final Estudo autónomo 10
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas (normas gerais de avaliação) e realização do trabalho prático previsto

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- trabalho individual e participação nas aulas (inclui opinião docente): 10%
- trabalho em equipa: 40%
- exame escrito: 50%

Provas e trabalhos especiais

Realização de trabalhos individuais regulares (trabalhos de casa);
Realização de trabalho prático (projecto) em equipa de longa duração e complexidade média/elevada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial podem optar por frequentar a disciplina como se fossem alunos ordinários, submetendo-se às normas da avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se a:
- um exame escrito que contribuirá com 35% da classificação final;
- um exame oral que contribuirá com os restantes 20% para a classificação final;
- apresentação e discussão de trabalho prático individual (45%).

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada.

Observações

A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência e um mínimo de 40% na prova escrita.
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