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Inglês Técnico I(anual)

Código: EMG1001     Sigla: IT1

Ocorrência: 2006/2007 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Engenharia de Minas e Geoambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEMG 10 Plano Oficial EMG a partir de 2003 1 4 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1 - A curto prazo,- munir os alunos da habilidades necessárias para uma mais eficiente e rápida compreensão de textos ligados às suas áreas científicas,
a) desenvolvendo as suas capacidades a nível lexical, gramatical e retórico (coesão textual),
b) chamando a atenção para as várias formas de abordar um texto ("skimming", Scanning", "leitura intensiva e extensiva"),
c) salientando a importância da velocidade de leitura.
2 - A longo prazo,
a) desenvolver os outros "skills" da linguagem,
b) preparar os alunos para uma autonomia progressiva assente na auto confiança,
c) estimular o espírito crítico.

Programa

FUNÇÕES DA LINGUAGEM DESENVOLVIDAS:
Resumir as ideias principais de um texto ou artigo, avaliar a capacidade dos alunos em termos de velocidade de leitura associada à compreensão da mesma, responder a perguntas feitas pelo professor e pelos outros alunos, estabelecer comparações entre textos sobre a mesma temática, justificar opiniões, "Brainstorming" sobre os vários temas desenvolvidos, tirar notas a partir de textos lidos ou gravados, fazer previsões, levantar hipóteses, usar o dicionário, definir conceitos, usar elementos de ligação para completar textos, isolar "nonsense words" num texto, preencher espaços em branco a partir de textos escritos ou gravados, falar sobre o futuro e passado, fazer perguntas sobre tamanhos, dimensões, pesos e comprimentos, descrever slides, participar em debates, escrever cartas, redigir "abstracts" , fazer pequenas apresentações orais, comentar sobre as atitudes dos intervenientes ("body language"), escrever composições, traduzir, conversar sobre temas do interesse dos alunos.
ESTRUTURAS GRAMATICAIS MAIS FOCADAS: presente, forma progressiva, "why questions", preposições de lugar, posição e direcção, advérbios de frequência verbos modais, "going to" (futuro), verb+ prep., futuro perfeito, frases relativas, frases interrogativas , "if clauses", Artigos e pronomes demonstrativos, "If I were...I would", voz passiva - pessoal e impessoal, Past e past perfect "compound nouns", conectores frásicos, plurais de origem latina, "opposites".

VOCABULÁRIO:(1) técnico e sub-técnico relacionado com as áreas temáticas acima referidas (2) vocabulário de uso corrente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São três as linhas de base da orientação das Disciplinas de Inglês. A primeira, assenta no princípio conhecido como "Language Awareness" que atribui uma importância vital ao conhecimento do fenómeno linguístico como ponto fundamental da aprendizagem de uma língua. A segunda, tem a ver directamente com o tipo de atitude que nos leva a colocar o aluno e a forma como se processa a aprendizagem no centro de toda a problemática - abordagens "learner-centred" e "learning centred". A terceira relaciona-se directamente com as habilidades linguísticas consideradas pelos alunos como de maior interesse durante a sua permanência na Universidade e, mais tarde, na sua vida como profissionais. Será assim dada prioridade a tarefas que levem ao desenvolvimento das capacidades de leitura e da oralidade.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Regime geral preconizado pelas Normas de Avaliação em vigor na FEUP (obrigatoriedade de presença em 75% das aulas práticas)

Fórmula de cálculo da classificação final

Ver 3b)

Provas e trabalhos especiais

A apresentação de comunicações em congressos ou outras reuniões de carácter científico é hoje lugar comum no meio académico e empresarial. Sendo assim, temos procurado chamar a atenção dos alunos para essa realidade, servindo-nos de exemplos de situações reais onde esses acontecimentos têm lugar, através de gravações de conferências ou de projecções de vídeos onde são postas em evidência estratégias para levar a cabo tais tarefas. Após esta preparação de base, temos vindo a estimular os alunos a escolherem um tema do seu agrado dentro das mais diversas áreas temáticas abordadas nas aulas e depois de alguma pesquisa bibliográfica prepararem uma pequena apresentação oral (em pequenos grupos ou individualmente) que, depois de discutida com o responsável pela disciplina, será apresentada a toda a turma e auto avaliada pela mesma .
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