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Engenharia das Reacções II

Código: EQ306     Sigla: ER2

Ocorrência: 1999/2000 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 113 EQ93 3 3,5 6,5 -
Plano Oficial EQ a partir 1995 3 3,5 7 -
Plano para Bachareis EQ a partir de 1996 1 3,5 6,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer métodos de escolha, análise, projecto e operação de reactores químicos reais com destaque para caracterização da hidrodinâmica, micromistura, balanços energéticos e reacções complexas.

Programa

Reactores químicos reais : hidrodinâmica, transferência de massa/calor, reação química.

Teoria da distribuição de tempos de residência (DTR).
Noções de idade, esperança de Vida e tempo de residência.
Distribuições de idades, de tempos de residência e função intensidade.
Metodologia de tracers: curvas F e C de Danckwerts. Relação entre DTR e curvas F e C.
Diagnóstico de funcionamento de reactores. Previsão da conversão em reactores reais.
Segregação total e mistura máxima. Equação de Zwietering.
Modelos de escoamento em reactores reais. Modelo de reactores em cascata e de dispersão axial.
Aplicação de DTR em Engenharia Química, farmacocinética e ambiente.

Reactores não isotérmicos e não adiabáticos.
Balanço energético em reactores batch, CSTR e PFR.
Reactores adiabáticos. Estratégias de associação de reactores.

Projecto de reactores para reacções complexas : rendimento e selectividade

Novos conceitos e ferramentas para estudo de reactores quimicos: inversão de fluxo, contactores de filme, monolitos, CFD, separação/reação.

Bibliografia Principal

Villermaux, Genie de la Reaction Chimique, Lavoisier
Fogler, Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice Hall
Levenspiel, Chemical Reaction Engineering, J.Wiley

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição com ênfase na aquisição de métodos de abordagem de estudo de reactores químicos e suportada por problemas concretos. As aulas práticas visam ensinar técnicas de solução de problemas incluindo simulação de reactores.
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