Fenómenos de Transferência II
Ocorrência: 1996/1997 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Disciplina semestral em que são abordados os Fenómenos de Transferência de Massa. Os objectivos a atingir pelos alunos são: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção) , adquirir conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, conceito de resistência pelicular à transferência de massa e resistência global, estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime permanente, quer em regime transiente, aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Programa
Introdução. Transferência de massa entre fases em contacto. Transferência de massa em alguns equipamentos simples. Tratamento mais geral do prblema da difusão. Difusão em regime transiente.
Bibliografia Principal
Título: Transferência da massa, Aponta. das aulas teóricas do Prof. João Rui G. de Carvalho
Autor(es): Prof. João Rui Guedes de Carvalho, 1993
Bibliografia Complementar
Welty, J.R., Wilson, R.E., Wicks, C.E., Fundamentals of Momentum, Heat and Mass Transfer, John Wiley & Sons, New York
Sherwood, T.K., Pigford, R.L., Wilke, C.R., Mass Transfer, McGraw-Hill Chemical Engineering Series
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As duas primeiras aulas teóricas de cada semana são para exposição dos conceitos teóricos através da projecção de acetatos, complementados com figuras e esquemas feitos no quadro. Na terceira aula semanal ( aula teórico prática ministrada a todo o curso) são resolvidos, pelo docente, exercícios sobre a matéria dada nessa semana. Na semana seguinte são resolvidos pelos alunos, na aula prática, exercícios versando a matéria dada na semana anterior. Na primeira aula da disciplina são distribuídos aos alunos todos os problemas a resolver nas aulas práticas. Tanto nas aulas teórico-práticas como nas práticas tenta desenvolver-se nos alunos a capacidade de resolverem problemas, sendo delineada uma estratégia de resolução dos mesmos. Esta estratégia envolverá sempre que possível algumas etapas operacionais: definição do problema, exploração, planificação da resolução, resolução, análise crítica dos resultados e generalização.