Gestão da Qualidade
Ocorrência: 2002/2003 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No âmbito desta disciplina pretende-se transmitir aos alunos os conceitos básicos da Gestão pela Qualidade Total (TQM), ensinar a analisar, desenvolver, implementar e operar Sistemas da Qualidade, e dotá-los com as ferramentas fundamentais do Controlo Estatístico dos Processos. É atribuída uma ênfase especial às normas ISO 9000 e à metodologia de resolução de problemas.
Programa
CONCEITOS BÁSICOS: Qualidade. Controlo da qualidade. Garantia da qualidade. Sistemas da qualidade. Gestão pela qualidade total (TQM). SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE: Normas ISO 9000. Implementação de sistemas da qualidade. CUSTOS DA QUALIDADE: Sua classificação e avaliação. METODOLOGIAS TQM: Projectos de melhoria da qualidade. Metodologia de resolução de problemas. Planeamento da melhoria contínua da qualidade. Aspectos organizacionais do TQM. TÉCNICAS DO TQM: Recolha e análise de dados. Listas e folhas de verificação. Análise de Pareto. Diagramas de causa-efeito. Histogramas de frequência. Correlação e regressão. Gráficos de controle Shewart. Gráficos CUSUM. TQM NO PROJECTO: Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Revisão do projecto. Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). TQM NO APROVISIONAMENTO: Políticas de qualidade no aprovisionamento. Relação com os fornecedores. Classificação dos fornecedores. Auditorias. Controlo de recepção. Planos de inspecção. Norma MIL-STD-105D. TQM NA PRODUÇÃO: Índices da capacidade do processo. Conceito de dominância. Plano de inspecção e controlo. Sistemas de informação para a qualidade. Técnicas de melhoria da qualidade. Controlo estatístico do processo.
Bibliografia Principal
.Textos policopiados, produzidos pelos docentes.
Bibliografia Complementar
Juran, J e F. Gryna - Quality Planning and Analysis - Mc-Graw-Hill Book Company
Feigenbaum, A. - Total Quality Control - Mc-Graw-Hill International Editions
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa, resolução de problemas e casos. Visitas de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Não exceder o limite de faltas às aulas práticas. Obrigatoria a presença nas visitas de estudo (salvo falta justificada).