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Projecto de Fim de Curso

Código: EM595     Sigla: PFC

Ocorrência: 2003/2004 - A

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~smpt
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 21 Plano de Estudos EM Oficial a partir de 2000 5 6 12 -
Plano para Bachareis EM a partir 2000 2 6 12 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Colocar os alunos perante um trabalho de aplicação industrial ou de desenvolvimento tecnológico envolvendo meios laboratoriais e/ou experimentais no sentido de desenvolver as suas capacidades de iniciativa e decisão e de trabalho individual ou em grupo, em matérias interdisciplinares

Programa

Diversos temas ligados às disciplinas da Opção de Materiais e Processos Tecnológicos,a trabalhos de investigação, a problemas de empresas, etc.

Bibliografia Principal

Dependente do tema escolhido pelo aluno

Bibliografia Complementar

Dependente do tema escolhido pelo aluno

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho individual ou de grupo compreendendo pesquisa bibliográfica e uma realização concreta, podendo incluir ensaios, fabricação de componentes ou de protótipos, etc.

Software

Dependente do trabalho escolhido pelo aluno

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Não há faltas nesta disciplina, tendo o aluno que cumprir os 4 requisitos dos componentes da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final depende do desempenho do aluno nos 4 pontos dos componentes da avaliação, não havendo no entanto uma percentagem atribuída a cada uma das fases.
O aluno pode ter uma primeira apresentação fraca e perante as recomendações que lhe serão dadas, fazer uma boa apresentação final.

Provas e trabalhos especiais

Não há

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes casos são tratados como os alunos normais, ou seja têm que realizar as etapas especificadas nos componentes da avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser acordada com o respectivo supervisor, que lhe pode impôr a realização de trabalho suplementar e correcções específicas.

Observações

Não existem pré-requisitos especiais, no entanto o aluno deve ter disponibilidade de tempo para a realização do trabalho, que em geral tem uma forte componente experimental.
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