Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC5222

Mecânica das Rochas

Código: EC5222     Sigla: MECR

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~menezes/aulas/mr/mecanica_das_rochas.htm
Unidade Responsável: Secção de Geotecnia
Curso/CE Responsável: Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 9 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 6 6 -
MIEC 11 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos sobre o comportamento típico dos maciços rochosos. Apresentação e discussão das soluções de engenharia civil para a realização de obras que interferem com os maciços, nomeadamente taludes e fundações de estruturas geotécnicas em maciços rochosos. Apresentação de métodos de análise de segurança e de dimensionamento. Determinação do estado de tensão in situ. Estudo do escoamento em maciços rochosos fissurados e da influência do estado de tensão. Questões da variabilidade dos parâmetros geomecânicos e do risco geotécnico. Modelos de comportamento dos maciços. Leis baseadas em classificações. Lei de Hoek Brown, Fluência. Taludes e fundações rochosas.

Conhecimentos técnicos
1.1- Conhecimentos de ciências fundamentais
1.3- Conhecimentos avançados de engenharia
Aptidões pessoais e profissionais
2.2- Experimentação e descoberta do conhecimento

Aptidões interpessoais

3.2- Comunicação




Programa

Generalidades. Física das rochas. Comportamento mecânico das rochas. Determinação experimental das propriedades mecânicas. Deformabilidade e critérios de rotura. Anisotropia das rochas e dos maciços rochosos. Descrição estrutural do maciço rochoso. Comportamento mecânico dos maciços rochosos. Descrição e caracterização dos maciços rochosos.
Descontinuidades. Caracterização geométrica. Rugosidade e abertura. Famílias de descontinuidades. Resistência de superfícies planares e rugosas. Lei de Barton. Ensaios em laboratório e in situ.
Sistemas empíricos de classificação de maciços. Sistema RMR. Sistema Q e subsistema QTBM. Sistema GSI. Sistema MR. Aplicação de sistemas empíricos a casos práticos.
Determinação do estado de tensão in situ. Técnicas por libertação total de tensões. Técnicas por libertação parcial de tensões. Técnicas por fracturação hidráulica. Outras técnicas.
Escoamento da água em maciços fracturados. Problemas práticos envolvendo escoamentos. Estudo do escoamento. Determinação da condutividade hidráulica. Modelação do fenómeno. Modelos numéricos. Análise do escoamento na fundação de barragens. Caracterização hidromecânica de maciços rochosos. Idealizações hidromecânicas.
Estados de tensão e de deformação. Modelação numérica. Modelos de comportamento. Critério de cedência de Hoek-Brown. Importância da monitorização.
Variabilidade dos parâmetros geotécnicos. Factores de segurança e variabilidade dos parâmetros associados aos maciços rochosos.
Taludes rochosos. Tipos de escorregamento e sua modelação. Segurança e variabilidade. Técnicas de Monte Carlo e simulação cruzada de Harr. Estabilidade e estabilização. Soluções construtivas.
Fundações rochosas. Dimensionamento de fundações em maciços rochosos e maciços alterados. Técnicas de estabilização. Grau de eficiência esperado.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas teóricos práticas. Apresentação de trabalhos para discussão nas aulas práticas. Resolução de problemas fora das aulas. Trabalho de laboratório no âmbito do ensaio de diaclases.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Assiduidade. Obtenção de classificação mínima de 9,5 valores no exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada por meio da média ponderada das classificações da avaliação distribuída e do exame final, com pesos de 0,30 e 0,70, respectivamente.
Para obter aprovação na disciplina é necessário atingir no exame final a classificação mínima de 9,5 valores. Quando a classificação do exame final for inferior a este valor mínimo, a classificação final coincide com a do exame.

Provas e trabalhos especiais

- Trabalho experimental e relatório.
- Trabalho de cálculo e relatório.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As previstas nas normas gerais de avaliação.

Melhoria de classificação

As previstas nas normas gerais de avaliação.

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-18 às 14:54:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias