Tecnologia da Conformação Plástica
Ocorrência: 2000/2001 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina apresenta os conceitos básicos dos processos de Conformação Plástica. Pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade mínima necessária à concepção e realização de produtos obtidos por conformação plástica. Pretende-se ainda sensibilizar os alunos para os métodos modernos de análise e concepção.
Programa
Introdução geral aos processos tecnológicos (fundição, construção soldada, maquinagem, conformação plástica). Identificação dos diferentes processos sua interligação e/ou complementariedade. Introdução geral aos processos tecnológicos de conformação plástica em massa e de chapa. TECNOLOGIAS DE CONFORMAÇÃO EM MASSA: Introdução básica à laminagem, forjamento e extrusão, principais vantagem e limitações destas tecnologias, produtos e semi-produtos obtidos por estas tecnologias. TECNOLOGIAS DE CONFORMAÇÃO DE CHAPA Introdução geral aos processos tecnológicos de conformação plástica de chapas: Tecnologias e máquinas-ferramentas utilizadas nestas tecnologias. Tecnologias de conformação: Corte, Quinagem e Embutidura. Estudo de ferramentas reais de corte e embutidura com a identificação dos diversos elementos e sua função no trabalho da ferramenta. Demonstrações do funcionamento das máquinas ferramentas estudadas.
Visitas de estudo a três empresas nacionais que desenvolvem a sua actividade nestes domínios tecnológicos.
Bibliografia Principal
Apontamentos da Disciplina
Tecnologia do Corte em Prensas, A. Barata da Rocha, J.Ferreira Duarte, ed. APTCP.
Tecnologia da Embutidura A. Barata da Rocha, J.Ferreira Duarte, ed. APTCP.
Novas Tecnologias de Corte, Dietmar Appelt, A.A.Fernandes, A.Barata da Rocha, J.Ferreira Duarte, J. Touro Pereira, ed. APTCP.
Bibliografia Complementar
[1] - OEHLER-KAISER, G., Herramientas de Troquelar Estampar y Embutir, Editoral Gustavo Gili, S.A., ed 1977, Barcelona, Espanha.
[2] - PROVENZA, F. , Estampos I, Pro-Tec, ed 1983, São Paulo, Brasil.
[3] - ROSSI, M., Estampado en Frio de la Chapa,8th ed.,Hoepli, Editorial Científico Médica, 1966, Barcelona, Espanha.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta disciplina terá três tipos fundamentais de aulas ou "acções de formação":
- Aulas práticas nas instalações da FEUP,
- Aulas práticas nas instalações do INEGI,
- Visitas de estudo a empresas nacionais que laboram nos domínios tecnológicos abordados na disciplina.
Nas aulas da FEUP serão feitas abordagens teorico-práticas das diferentes tecnologias de conformação com o recurso, sempre que possível, a meios audovisuais e figuras reais. Os conhecimentos aquiridos nas aulas do INEGI serão consolidados com o recurso a imagem obtidas no INEGI ou na bibliografia. Serão analisados e discutidos casos práticos devidamente seleccionados que terão como objectivo fundamental promover a discussão sobre as diferentes tecnologias abordadas na disciplina. Nas aulas do INEGI pretende-se que os alunos tenham uma introdução aos equipamentos e tecnologias de conformação plástica de chapas. Nestas aulas far-se-á uma apresentação junto dos diversos equipamentos existentes no CETECOP- Unidade das Tecnologias de Conformação Plástica do INEGI. A introdução às diferentes tecnologias será feita com o recurso a exemplos práticos devidamente ilustrados. As visitas de estudo serão selecionadas demodo a que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos tanto nas aulas na FEUP como nas aulas do INEGI.