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Sistemas Computacionais e de Comunicação

Código: CINF029     Sigla: SCCOM

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 68 Plano Oficial para 2007/2008 1 - 7 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos com conhecimentos essenciais relativos à tecnologia que suporta a informação electrónica, por forma a poderem-na utilizar eficazmente.

Programa

Computadores: o hardware e o software; estrutura básica e funcionamento de um computador; princípios de programação de computadores. Exemplos de linguagens de programação e de construção de programas.
Software: componentes de sistema e de aplicação; funções básicas, estrutura e funcionamento de um sistema operativo; conceitos de shell, processo, thread, multiprogramação, gestão de memória, sistema de ficheiros e dispositivos de E/S; interacção com o computador - interfaces gráfica e em modo texto; ambiente de trabalho do utilizador e mecanismos de sistema que o suportam. Exemplos de sistemas operativos e da interação homem-máquina.
Redes de Computadores: princípios básicos da comunicação de dados e da transferência digital de informação; tipos e topologias de rede; protocolos e o modelo de camadas, protocolos TCP/IP; endereços IP, resolução de nomes, encaminhamento; aplicações distribuídas. Exemplos de utilização prática de serviços de redes.
Internet e serviços nela disponibilizados: normas e interoperabilidade; modelo cliente-servidor e modelo de pares; World Wide Web; correio electrónico, terminal virtual, transferência de ficheiros, comunicação em tempo real, mensagens instantâneas, IRC. Utilização prática de serviços da Internet; criação de páginas HTML simples.

Bibliografia Obrigatória

Gouveia, José; Redes de computadores. ISBN: 972-722-473-3
Marques, José Alves; Fundamentos de sistemas operativos. ISBN: 972-23-1103-4
Coelho, Pedro; Criação de páginas na World Wide Web com HTML 4 & JAVA. ISBN: 972-722-134-3
Pereira, Fernando; Linux. ISBN: 972-722-263-3

Bibliografia Complementar

Stevens, W. Richard; TCP/IP illustrated. ISBN: 0-201-63346-9
Tanenbaum, Andrew S. 1944-; Computer Networks. ISBN: 0-13-166836-6
Tanenbaum, Andrew S. 1944-; Modern operating systems. ISBN: 0-13-031358-0
ULL; HTML:The complete reference. ISBN: 0072119772
Comer, Douglas E.; The Internet book. ISBN: 0-13-892092-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, com recurso a apresentações electrónicas; nessas aulas serão, ainda, dados exemplos que complementem os conceitos e serão feitas demonstrações de aplicações ou de serviços.
Nas aulas práticas serão propostos exercícios para resolução e trabalhos práticos.

Software

MS Windows
UBUNTU Edição FEUP

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

-

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=0.6*T + 0.4*P

T- Parte Teórica
P - Trabalhos práticos

Provas e trabalhos especiais

O exame de melhoria de classificação tem uma componente prática (ver campo abaixo).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, pelo seu estatuto, estejam dispensados das aulas, serão sujeitos a avaliação idêntica à dos alunos em regime normal, nomeadamente e necessidade da entrega dos trabalhos.

Melhoria de classificação

Os alunos que pretenderem efectuar a melhoria de nota, nas épocas correspondentes, submeter-se-ão a um exame que consta de 2 partes:
ET - prova escrita, sem consulta de documentação;
EP - prova prática com computador.

Observações

Os trabalhos práticos realizados em grupo (tipicamente de 3 alunos) e entregues para classificação, terão a sua avaliação global ajustada a cada membro do grupo, podendo, assim, haver dentro do grupo notas diferentes para o mesmo trabalho.
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