Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Máscaras que choram: lágrimas e lamentos na tragédia grega

Máscaras que choram: lágrimas e lamentos na tragédia grega

Título
Máscaras que choram: lágrimas e lamentos na tragédia grega
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2023
Autores
Deserto, Jorge
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): É difícil, no teatro grego, procurar a intimidade das lágrimas. De facto, as personagens são colocadas mais no espaço público do que na esfera íntima de um mundo privado. Aí, as lágrimas das mulheres obedecem a um importante grau de ritualização, ou seja, de certo modo conduzem-nos para uma discussão inevitável - a que questiona não a voz íntima, mas a voz pública da mulher grega, limitada pelas barreiras do ritual e da convenção. É, por isso, avisado deixar no ar a pergunta: será que alguma vez as lágrimas ultrapassam a barreira da máscara e nos deixam olhar para lá da face imutável da convenção ou estará a tragédia grega condenada a chorar por palavras? Como vemos as lágrimas na tragédia grega? A discussão breve de três exemplos (Medeia, Electra e Helena) mostra-nos a variedade do uso dramático das lágrimas, mas mostra igualmente que o efeito emocional das palavras é, neste momento nascente da arte teatral, bem mais poderoso do que a dimensão visual.
Abstract (EN): It is difficult, in Greek theatre, to look at tears as a form of intimacy. In fact, the characters move essentially in the public space and not in the intimate sphere of their private world. So, women’s tears are subjected to an important degree of ritualisation. This leads us to another inevitable discussion - the one that deals not with the secluded intimate voice of Greek women, but with their public voice, and the occasions in which it may be heard, limited by the bounds of ritual and decorum. It is, therefore, advised to ask: do tears, in Greek tragedy, go beyond the barrier of the mask, do they let us look beyond the immutable face of convention, or is Greek tragedy condemned to shed tears just in words? How do we see the tears, in Greek tragedy? A brief discussion of three examples (Medea, Electra, and Helen) shows us the variety of effects the playwright can extract from tears, but it also shows that the emotional effect of words is, at this early stage of theatrical art, much more powerful than the visual dimension.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
19772_JD 170.96 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Symbolon III : Paz e concórdia (2014)
Livro
Pereira, Belmiro Fernandes ; Deserto, Jorge
Symbolon II: Inveja e Emulação (2010)
Livro
Pereira, Belmiro Fernandes ; Deserto, Jorge
Symbolon I: Amor e Amizade (2009)
Livro
Deserto, Jorge; Pereira, Belmiro Fernandes
Estrabão, Geografia. Livro III : Introdução, tradução do grego e notas (2016)
Livro
Deserto, Jorge ; Pereira, Susana da Hora Marques

Ver todas (22)

Do mesmo livro

No vale das Lágrimas (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Morujão, Isabel
As lágrimas do silêncio e o silêncio das lágrimas (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Marinho, Maria de Fátima
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-17 às 15:25:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias