Resumo (PT):
Trabalho complementar (Monografia) realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, sob orientação de Dra. Bárbara Beleza de Vasconcelos Monteiro Pereira (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) e coorientação de Dra. Marta Alexandra Monteiro Sampaio (Câmara Municipal da Maia)
Abstract (EN):
Resumo da tese: O ambiente familiar pode potenciar o desenvolvimento de comportamentos saudáveis nas crianças ou, contrariamente, potenciar a aquisição de maus hábitos. Entre as variáveis da componente familiar que moldam os hábitos alimentares das crianças incluem-se o nível de conhecimento nutricional e preocupação parental, disponibilidade alimentar, estilo parental e as preferências alimentares dos pais. Nesta presente revisão temática analizaram-se as estratégias de Programas/Projetos de Educação Alimentar com vista à determinação de pontos fortes de intervenção envolvendo o papel parental na melhoria dos hábitos alimentares infantis. Há forte evidência que sugere que a adesão parental às atividades de educação alimentar é maior quando as atividades promovidas envolvem, simultaneamente, pais e filhos e são atribuídos recompensas pela participação. De futuro, os programas de intervenção para promoção de hábitos alimentares saudáveis deverão desenvolver a componente familiar tendo em consideração estes princípios.Thesis abstract: The family environment may enhance the developoment of healthy behaviors in children or, on the other hand, enable the acquirement of bad habits. Among the variables of the family component that shape children`s eating habits there are the level of nutritional knowledge and parental concern, food availability, parental style and the food preferences of parents. There is strong evidence that suggests that parental participation in activities of food education is higher when the activities involve, simultaneously, parents and children, and, at the same time, have a reward for participation. In the future, programs to promote healthy eating habits in children should take into account this principles to develop the family component of the intervention.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
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Referência:
ID ALEPH=000153460