Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > GEOMOVE... porque todos somos migrantes

GEOMOVE... porque todos somos migrantes

Título
GEOMOVE... porque todos somos migrantes
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2017
Autores
Soares, Laura
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Costa, António
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Ferreira, Ana
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
ID Authenticus: P-00M-WJN
Assunto: Projeto SEI (Sociedade, Escola e Investigação); Migrações; Educação para a cidadania
Resumo (PT): Integrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE ¿ Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na `história de vida¿ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual ¿ as migrações ¿ através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua `cultura científica¿, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.
Abstract (EN): Integrated in the Project Society, School and Research an initiative of Porto City Council promoting the relationship between students and teachers/ scientific researchers from establishments of basic/ secondary education and universities (faculties and research centers), we present the work of the partnership between Secondary School Alexandre Herculano and the Faculty of Arts, University of Porto. This work, called GEOMOVE - Reconstruction of Migration Flows, aims to perceive spatial contexts involved in 'life story' of students and their families, in order to sensitize the participants to a current phenomenon - migration - through a conceptual design and methodology that fits the principles of Education for Citizenship. By applying an online survey, the results were statistically analyzed and mapped, according to different work steps involving all actors. Through a project work involving students living space, we show how they are aware of a real problem, contributing to their 'scientific culture' that can be the basis for the development of a more active posture to the society problems.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
elsa_pacheco_geomove 924.67 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Viagem aos sertões de Tibagi sem sair do Solar de Mateus (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Garcia, João Carlos
Um story map da viagem de Lopes Mendes à Amazónia em 1882/83 (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pacheco, Elsa ; Costa, António ; Alves, Jorge Fernandes
Nota de apresentação [Getup, 1 (2017)] (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura
Floresta: uma riqueza mágica (?): revisitação de um diálogo (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Devy-Vareta, Nicole ; Alves, Jorge
Elisabete Jacinto : uma professora 'todo-terreno' (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Soares, Laura ; Pacheco, Elsa

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 04:21:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias