Resumo: |
O projeto que se toma como ponto de partida, "De Par em Par", em curso na Universidade do Porto desde 2009, pretendeu romper com a tradição solitária de se exercer a docência no Ensino Superior e promover práticas colaborativas que constituíssem um modelo de formação pedagógica. Todavia, o seu caráter inovador não reside na entrada de outros professores dentro da sala de aula (no que se convencionou chamar o jardim secreto do currículo), mas na abertura da mesma porta ao olhar de outros professores de outras áreas disciplinares, com outras culturas epistémicas. Contribui-se, por isso, para o estabelecimento de ligações entre professores de diferentes Unidades orgânicas e para o reconhecimento necessário da alteridade que pode produzir colaborações futuras.
No projecto que se apresenta ao Concurso Inovação Didática no Ensino Superior Português pretende-se contribuir para a discussão dos resultados do de Par em Par, em arenas mais abrangentes da Comunidade académica e contribuir para o reconhecimento do modelo de observação de pares multidisciplinar como uma prática de formação de professores do Ensino Superior. |