O projeto Bridge Engineering Information System (BEIS), recorrendo de forma integrada a ferramentas interativas resultantes de diversas áreas de conhecimento irá permitir realizar em apenas algumas horas, e de forma automática, um Orçamento Preliminar Válido de uma Ponte, tendo como referência o Estado da Arte Global (e não apenas a experiência restrita dos intervenientes).
O projeto assenta na execução de um Plano de Atividades integrado, composto por 7 atividades complementares que decorrerão por um período de 24 meses.
O projeto inicia-se com a Atividade 1 - Caracterização do Estado da Arte e Definição de Requisitos, uma atividade de investigação aplicada que pretende revisitar a bibliografia e o conhecimento atualmente existente, estabelecendo a base científica do projeto e permitindo identificar claramente quais os requisitos que a solução final deverá cumprir por forma a constituir, efetivamente, uma evolução relativamente ao atual estado da arte.
A Atividade 2 - Investigação de Novas Metodologias e Modelos para a Orçamentação de Pontes, com uma forte componente matemática, foca-se na investigação dos modelos analíticos e heurísticos aplicáveis à otimização estrutural, necessários ao correto dimensionamento dos elementos estruturais. Igualmente, serão investigados e desenvolvidos modelos que permitirão proceder à projeção de valores de quantidades e de custos. Também serão estudados e mapeados os fatores mensuráveis em obra que podem impactar os parâmetros "quantidades" e "custos", que, por sua vez, serão refletidos nos módulos da solução final. Ainda no âmbito da Atividade 2 serão estudados os modelos de programação neural e os mecanismos de A.I e Machine Learning com aplicabilidade à orçamentação recursiva.
A Atividade 3 - Desenvolvimento dos Modelos de Projeção de quantidades e custos constitui-se como uma Atividade nuclear do projeto uma vez que é no seu âmbito que será criado o centro de informação com dados relativos a mais de 1000 pontes que sustenta o funcionamento inicial do Software BEIS. É com base nestes dados e nos resultados que vão sendo alcançados no âmbito da Atividade 2 que serão desenvolvidos os modelos de projeção de quantidades e de custos que permitirão conceber um orçamento.
A Atividade 4 - Construção de protótipos "New Budget" e "NPA-DECK" materializa a transição do projeto para uma fase de desenvolvimento experimental e, por isso, de cariz mais prático. É no âmbito da presente Atividade que os modelos e metodologias desenvolvidos nas Atividades 2 e 3 serão materializados em ferramentas tecnológicas.
A Atividade 5 - Realização de Testes e Validação Tecnológica, por sua vez, assinala a conclusão da etapa de desenvolvimento do projeto, uma vez que se foca na execução de testes aos dois módulos desenvolvidos, em condições reais de utilização, por forma a validar - do ponto de vista estrutural, funcional e técnico - se os requisitos definidos na Atividade 1 e desenvolvidos ao longo das Atividades 2, 3 e 4 foram, efetivamente alcançados e se encontram devidamente integrados nos dois módulos prototipados.
A Atividade 6 - Promoção e Divulgação de Resultados, por sua vez, prevê um conjunto de ações focadas na divulgação do projeto, do seu âmbito e objetivos que lhe servem de base, dando particular ênfase aos resultados esperados.
A Atividade 7 - Gestão Técnica e Coordenação do Projeto foca-se na gestão técnica do projeto, bem como na coordenação de todos os trabalhos a desenvolver, por forma a assegurar que todas as atividades decorrem dentro dos timings e orçamentos previstos, e em linha com os objetivos traçados. |