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Projeto: POCI-01-0247-FEDER-046117

Designação do projeto: Move2LowC - Combustíveis de Base Biológica
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-046117
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: A4F - ALGAFUEL, SA
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): APQUÍMICA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA QUÍMICA, PETROQUÍMICA E REFINAÇÃO; ASSOCIAÇÃO BIOREF - LABORATÓRIO COLABORATIVO PARA AS BIORREFINARIAS; BIOTREND - INOVAÇÃO E ENGENHARIA EM BIOTECNOLOGIA S.A.; DOUROGÁS RENOVÁVEL - PRODUTORA DE GÁS COMBUSTÍVEL, S.A.; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Superior Técnico ; Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.; PETROGAL, S.A.; RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e Papel; REDETECA - CONSTRUÇÃO DE INSTALAÇÕES E REDES DE GÁS S.A.; SOLVAY PORTUGAL-PRODUTOS QUIMICOS S.A.; Sysadvance, Sistemas de Engenharia, S.A.; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Minho; Universidade Nova de Lisboa
Data de aprovação: 2020-11-23
Data de início: 2020-10-28
Data de conclusão: 2023-10-28
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 8.270.246,79 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 230.984,84 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 230.984,84 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 137.238,63 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 137.238,63 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
No âmbito deste projeto, e como forma de responder ao desafio da descarbonização, irá então proceder-se à produção de biojetfuel, destinado ao setor da aviação, através de duas formas: (1) a partir da produção autotrófica de microalgas, sendo estas depois sujeitas a um processo de liquefação hidrotérmica com produção de um bio-óleo que por hidrodesoxigenação é convertido em hidrocarbonetos, dando origem ao biojetfuel; e (2) através da produção industrial de biojetfuel a partir de óleos microbianos produzidos por fermentação heterotrófica de hidrolisados a partir de biomassas residuais de natureza florestal. Estes dois métodos de produção de biojetfuel serão o objeto dos PPSs 1 e 2.
Ao nível dos transportes rodoviários, a aposta recairá sobre biocombustíveis à base de hidrogénio (BioH2) e biometano (BioCH4), sendo estes objetos de investigação e inovação do PPS3 e PPS4, respetivamente.
A produção de BioH2 e BioCH4 pode ser feita de várias formas, mas ambas as moléculas participam na produção de uma e de outra. BioH2 pode ser produzido a partir de BioCH4 por "steam reforming" e "water gas shift", sendo que parte do BioCH4 será usado para fornecer energia ao sistema de produção. Por outro lado, BioCH4 pode ser recuperado de aterros, mas também produzido por "metanação" a partir da recuperação de CO2 biogénico ou não-biogénico e H2 sustentável produzido por eletrólise de água recorrendo a energia elétrica solar ou eólica.
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