Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto: 610165-EPP-1-2019-NL-EPPKA2-CBHE-JP

Projeto: 610165-EPP-1-2019-NL-EPPKA2-CBHE-JP

Designação do projeto: ACE - Aprendizagem Focada nos Discentes na América do Sul
Código do projeto: 610165-EPP-1-2019-NL-EPPKA2-CBHE-JP
Objetivo Principal: Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação
Região de Intervenção: América do Sul
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: University of Groningen
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de início: 2020-01-15
Data de conclusão: 2024-01-14
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 8.958,00 EUR
União Europeia | União Europeia - FSE | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 8.958,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
**********PORTUGUÊS***********
Uma das principais tarefas para académicos no projeto ACE será chegar a um acordo sobre Quadros de Referência de Qualificações Regionais para suas áreas temáticas (Engenharia Ambiental, História, Enfermagem ou Formação de Professores).
Para garantir que os grupos de áreas disciplinares possam concordar com as dimensões de sua estrutura (dimensões essenciais para o perfil de pós-graduação relevante para a América do Sul) e começar a desenvolver os indicadores para ela, os acadêmicos devem preparar um breve relatório (máximo de 3 páginas) com um breve reflexão sobre o perfil do curso em relação aos documentos de referência internacional.
Este relatório deve incluir 4 seções:
I. Uma descrição do perfil de graduação atual em termos de competências - a lista de competências que se espera que os graduados desenvolvam quando concluírem o programa
II. Uma reflexão sobre o atual perfil de graduação em comparação com marcos mais amplos relacionados à área temática (marcos setoriais de qualificação, marcos regulatórios, meta-perfis Tuning, Referenciais CALHOEE, etc.). Provavelmente veremos que estes diferentes quadros / documentos de referência reforçam a importância de certas competências que já ajudaram os licenciados a desenvolver-se, ao mesmo tempo que talvez também chamem a atenção da comunidade académica para outras competências que estão cada vez mais a ganhar importância no sector / país ou mesmo a nível mundial.
III. Proposta das dimensões - nomes e descrições resumidas - para o Quadro de Referência Regional de Qualificações Específicas para os Cursos - com uma breve justificativa da escolha.
A justificativa deve fazer referência a
- os documentos de referência analisados, e / ou
- visão pessoal / institucional do que é fundamental para o futuro da Área Temática e do que pode se tornar cada vez mais relevante para a sociedade e / ou
- qualquer outra pesquisa sobre que tipo de graduados devemos nos esforçar para preparar.
4. Uma breve descrição de como este relatório foi preparado, quem foi envolvido / consultado / etc.
************INGLÊS*************
One of the major tasks for academics in ACE project will be to agree on Regional Qualifications Reference Frameworks for their Subject Areas (Environmental Engineering, History, Nursing, or Teacher Education).
To make sure that the Subject Area Groups can agree on the dimensions for their framework (core dimensions for the graduate profile relevant for South America) and start developing the indicators for it, academics should prepare a short report (maximum 3 pages) with a brief reflection on the degree profile in relation to international reference documents.
This report must include 4 sections:
I. A description of current degree profile in terms of competences - the list of competences that is expected graduates to develop by the time they complete the programme
II. A reflection on this current degree profile as compared with broader frameworks related to the subject area (sectorial qualification frameworks, regulatory frameworks, Tuning meta-profiles, CALHOEE Reference Frameworks, etc.). Probably see that these different frameworks/reference documents reinforce the importance of certain competences that already helped graduates to develop, while perhaps also drawing the attention of the academic community to other competences which are increasingly gaining importance in the sector/country or even globally.
III. Proposal of the dimensions - names and short descriptions - for the Regional Subject-Specific Qualifications Reference Framework - with a brief justification of the choice.
The justification should make reference to
- the reference documents analysed, and/or
- personal/institutional vision of what is of key importance for the future of the Subject Area and of what is likely to become increasingly relevant for the society and/or
- any other research about what type of graduates we should strive to prepare.
IV. A brief description of how this report was prepared, who was involved/consulted/etc.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-04 às 01:41:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias