Objetivos e Atividades
O projeto VERPRAZ tem como principal objetivo o desenvolvimento de um equipamento/tecnologia que visa a valorização das águas residuais provenientes da indústria de produção e extração do azeite para a produção de H2 "verde", permitindo assim a gestão adequada destes efluentes e, consequente, a redução da pegada ambiental associada a este setor agroindustrial.
Para atingir os objetivos propostos no projeto VERPRAZ serão desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente: i) otimização da destilação por membranas, ii) otimização da produção de hidrogénio por reformação, iii) valorização de resíduos sólidos e tratamento de efluentes, iv) testes à escala piloto, v) avaliação técnico-económica, vi) disseminação de resultados (promoção e divulgação) e vii) gestão do projeto.
Resultados Esperados/Atingidos
Com este projeto que explora o desenvolvimento de um equipamento inovador é expectável alcançar: i) a valorização energética dos efluentes líquidos resultantes da produção de azeite (através da produção de hidrogénio verde via tecnologias termoquímicas), ii) a redução dos consumos de água no processo de extração de azeite (com a reutilização das águas resultantes da destilação por membranas e do processo Fenton), iii) a reciclagem de resíduos sólidos de azeitona (para produzir catalisadores heterogéneos que serão utilizados neste sistema), (iv) a redução do impacto dos efluentes de lagares de azeite, em linha com a estratégia da UE para este setor e, (v) o cumprimento das metas europeias relacionadas com a utilização de energias renováveis para transportes mais limpos (Diretiva 2009/28/CE) e reciclagem, recuperação e tratamento adequado dos resíduos (Diretiva 2008/98/CE).
No projeto VERPRAZ desenvolveu-se um equipamento que incorpora a tecnologia de reformação a vapor produzindo hidrogénio a partir dos efluentes gerados nos lagares de azeite. Os resultados também permitiram concluir que a combinação dos processos de destilação por membranas com processo de Fenton heterogéneo permitiu gerar uma água residual tratada suscetível de reutilização na rega; para além disso, foi possível efetuar a reciclagem de resíduos sólidos gerados o mesmo setor agroindustrial através da preparação de catalisadores eficientes para o processo oxidativo avançado. Assim, os objetivos propostos no projeto VERPRAZ, acima mencionados, foram alcançados com sucesso. |