Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto: POCI-01-0247-FEDER-033990

Projeto: POCI-01-0247-FEDER-033990

Designação do projeto: iNBRAIL - iNBRAIL - Innovative NOISE BARRIERS for RAILways
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-033990
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Mota-Engil SGPS
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Universidade de Coimbra
Data de aprovação: 2018-06-25
Data de início: 2018-10-01
Data de conclusão: 2022-12-31
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 846.227,35 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 204.205,29 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 204.205,29 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 496.480,91 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 153.153,97 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 153.153,97 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades Através da combinação de abordagens numéricas e experimentais, o iNBRail visa atingir os seguintes objetivos específicos:
i) Desenvolvimento de uma inovadora barreira acústica pré-fabricada, otimizada para cenário ferroviário, com altura reduzida e com múltiplas aplicações possíveis (incluindo ferrovias convencionais, ferroviárias de alta velocidade e bondes de superfície);
ii) Desenvolvimento de uma solução com baixo impacto visual e ambiental, com melhor aceitação pelas comunidades afetadas pelo ruído ferroviário;
iii) Desenvolvimento de uma solução durável, fácil de instalar e com baixos requisitos de manutenção, aplicável a ferrovias novas e existentes;
iv) Desenvolver uma solução inovadora, a nível nacional e internacional, permitindo a entrada em mercados internacionais, onde a consciência social para a poluição sonora é ainda maior do que em Portugal.
Resultados Esperados/Atingidos Este projeto pretende desenvolver uma solução inovadora de barreira acústica, projetada especificamente para minimizar os efeitos de ruído provocados pelo tráfego ferroviário.
O desenvolvimento do projeto será baseado em um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas para esse fim:
i) Mota-Engil, com vasta experiência acumulada na indústria de pé-fabricação;
ii) Universidade do Porto (Construct), com amplo conhecimento sobre o comportamento global dos sistemas ferroviários.
iii) Universidade de Coimbra (ISISE) com vasta experiência e conhecimento científico sobre o desempenho acústico de diferentes soluções de mitigação;
Adicionalmente ao desenvolvimento de um produto inovador, também são esperados os seguintes resultados:
i) melhorar as capacidades de modelagem numérica de problemas acústicos;
ii) melhorar as competências em análise experimental;
iii) desenvolvimento de modelos integrados para previsão de ruído.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-13 às 16:09:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias