Objetivos e Atividades
Através da combinação de abordagens numéricas e experimentais, o iNBRail visa atingir os seguintes objetivos específicos:
i) Desenvolvimento de uma inovadora barreira acústica pré-fabricada, otimizada para cenário ferroviário, com altura reduzida e com múltiplas aplicações possíveis (incluindo ferrovias convencionais, ferroviárias de alta velocidade e bondes de superfície);
ii) Desenvolvimento de uma solução com baixo impacto visual e ambiental, com melhor aceitação pelas comunidades afetadas pelo ruído ferroviário;
iii) Desenvolvimento de uma solução durável, fácil de instalar e com baixos requisitos de manutenção, aplicável a ferrovias novas e existentes;
iv) Desenvolver uma solução inovadora, a nível nacional e internacional, permitindo a entrada em mercados internacionais, onde a consciência social para a poluição sonora é ainda maior do que em Portugal.
Resultados Esperados/Atingidos
Este projeto pretende desenvolver uma solução inovadora de barreira acústica, projetada especificamente para minimizar os efeitos de ruído provocados pelo tráfego ferroviário.
O desenvolvimento do projeto será baseado em um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas para esse fim:
i) Mota-Engil, com vasta experiência acumulada na indústria de pé-fabricação;
ii) Universidade do Porto (Construct), com amplo conhecimento sobre o comportamento global dos sistemas ferroviários.
iii) Universidade de Coimbra (ISISE) com vasta experiência e conhecimento científico sobre o desempenho acústico de diferentes soluções de mitigação;
Adicionalmente ao desenvolvimento de um produto inovador, também são esperados os seguintes resultados:
i) melhorar as capacidades de modelagem numérica de problemas acústicos;
ii) melhorar as competências em análise experimental;
iii) desenvolvimento de modelos integrados para previsão de ruído.
|