Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-024479

Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-024479

Designação do projeto: Valor Natural - Valorização de Recursos Naturais através da Extração de Ingredientes de Elevado Valor Acrescentado para Aplicações na Indústria Alimentar
Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER-024479
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: TECPAN-Tecnologia e Produtos para Pastelaria e Panificação, Lda.
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): AFONSO, LOPES & CA LDA; ARMENIO ADERITO VAZ; CENTRO NACIONAL DE COMPETÊNCIAS DOS FRUTOS SECOS - ASSOCIAÇÃO CNCFS; COOPERATIVA AGRICOLA DE ALFANDEGA DA FÉ CRL; DEIFIL TECHNOLOGY LDA; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; Instituto de Soldadura e Qualidade; Instituto Politécnico de Bragança; M. FERREIRA & FILHAS LDA; NOVAVET-PRODUTOS AGRO-PECUARIOS LDA; Paralab, Equipamentos Industriais e de Laboratório, Lda; PONTO AGRÍCOLA UNIPESSOAL LDA
Data de aprovação: 2018-05-10
Data de início: 2018-09-01
Data de conclusão: 2022-08-31
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 3.253.104,70 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 586.761,36 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 586.761,36 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 2.513.348,33 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 454.483,88 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 454.483,88 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades O projeto ValorNatural visa instituir uma fileira produtiva de ingredientes naturais para a indústria agro-alimentar. De acordo com as necessidades da área em questão, e o interesse dos parceiros industriais, foram estabelecidos os seguintes objetivos:
· Desenvolvimento de corantes de origem natural por extração de matrizes vegetais e bio resíduos;
· Desenvolvimento de aromas naturais e modelos de aromas;
· Desenvolvimento de bioativos de origem natural por extração de bio-resíduos de Agaricus bisporus L.;
· Desenvolvimento de processos inovadores para extração e refinação de ingredientes a partir de matérias-primas naturais;
· Desenvolvimento de novos processos de conservação de matérias-primas naturais.
O projeto está organizado em 6 PPS's com diferentes objetivos e resultados esperados.
Resultados Esperados/Atingidos PPS 1 - garantir que as metas e entregáveis do projeto são alcançados dentro do prazo e custos previstos.
PPS 3 - obtenção de ingredientes naturais com efeito corante, a partir de flores comestíveis e bio-resíduos de frutos, conferindo-lhes utilização alternativa com interesse económico.
PPS4 - desenvolvimento de aromas e modelos de aromas para utilização na indústria da panificação para intensificação do aroma e utilização como estratégia de marketing olfativo.
PPS5 - desenvolvimento de produtos lácteos com micosteróis para efeitos hipocolesterolémicos e fortificação de farinhas com vitamina D2 para o aumento da absorção de cálcio.
PPS 6 - desenvolvimento de processos inovadores para extração e refinação de ingredientes a partir de matérias-primas naturais, e de novos processos de conservação.
PPS8 - garantir a comunicação do projeto, o sucesso do impacto pretendido e assegurar a divulgação e exploração de resultados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 21:38:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias