Objetivos e Atividades
O projeto Power2Methane incide no estudo e desenvolvimento de uma tecnologia de Captura e Utilização de CO2 (CCU) que permita, simultaneamente, remover CO2 proveniente de gases de exaustão ou de correntes de upgrade de biogás e de seguida convertê-lo em metano usando uma unidade híbrida de adsorção-reação. Os objetivos do projeto são: i) montar um protótipo inovador para a captura e conversão de CO2 em gás natural sintético (SNG), ii) otimizar a operação cíclica do reator híbrido multifuncional e iii) efetuar uma análise tecno-económica para avaliar a exequibilidade da tecnologia desenvolvida para o armazenamento de energia renovável excedente. O Power2Methane divide-se em 5 tarefas: 1) Gestão & Disseminação, 2) Montagem do Protótipo, 3) Síntese e Caracterização de Adsorventes e Catalisadores, 4) Teste e Otimização do Protótipo e 5) Análise Tecno-Económica.
Resultados Esperados/Atingidos
No projeto Power2Methane é esperado: i) construir e otimizar um protótipo para testar a unidade cíclica de adsorção-reação, ii) sintetizar e testar adsorventes de CO2 e catalisadores da metanação, iii) desenvolver modelos matemáticos para o novo conceito de reator avançado e iv) efetuar uma análise tecno-económica da tecnologia.
Após ~1 ano o protótipo foi construído, foram sintetizados e testados catalisadores de metanação e foram implementados 2 modelos matemáticos, um focado no reator adsorptivo (utilizando o software gPROMS) e outro na remoção de água por membrana (no software Matlab). Foram também sintetizados adsorventes de CO2 e materiais bi-funcionais os quais estão a ser testados. Até ao momento o projeto tem 1 artigo publicado em revista internacional, 1 artigo pronto a ser submetido, 3 comunicações em conferências internacionais, 1 tese de doutoramento a decorrer no mesmo tópico e brevemente espera-se dar início a 2 teses de mestrado.
|