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Projeto: NORTE-01-0247-FEDER- 017804

Designação do projeto: Endurance - "Sistema baseado em veiculos Autonomos para observação oceanografica de longa duração"
Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER- 017804
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Oceanscan - Marine Systems & Technology, lda.
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2017-02-10
Data de início: 2017-04-01
Data de conclusão: 2021-07-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 535.608,59 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 283.085,92 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 283.085,92 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 378.490,12 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 212.314,44 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 212.314,44 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de AUV's para operações de longa duração para recolha de dados na coluna de água.
A acção desenvolve-se em torno das seguintes atividades:
Atividade 1 - Estudos Preliminares e Aquisição de Novos Conhecimentos
Atividade 2 - Definição e medidade de performance e de efetividade
Atividade 3 - Desenvolvimento e Implementação
Atividade 4 - Testes e ensaios
Atividade 5 - Promoção e Divulgação de Resultados
Atividade 6 - Gestão de Projeto
Resultados Esperados/Atingidos O projeto Endurance visa alcançar os seguintes resultados:
* Veículo com capacidade de operação continuada superior a 48h
* Payload adaptado a operações de recolha de dados na coluna de água.
* Sistema avançado de software para amostragem adaptativa, controlo ativo de consumo de energia dos sensores, navegação em zonas de tráfego marítimo, otimização de trajetórias, tolerância a comunicações intermitentes e com capacidade de operação coordenada com outros sistemas.
* Sistema avançado de comando e controlo para planeamento e supervisão de um ou mais veículos com capacidade de interligação com sistemas de previsão de correntes e de tráfego marítimo.
* Operação descentralizada com recurso a tecnologias Web e Cloud Computing para supervisão contínua e de replaneamento.
* Sistemas redundantes de localização e de emergência para efeitos de sobrevivência a operações prolongadas.
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